Prefeitura de Barretos flexibiliza jornada de trabalho de enfermeiros e técnicos de enfermagem da E.S.F

A prefeita Paula Lemos anunciou na última quinta-feira (3) a flexibilização da jornada de trabalho dos enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Estratégia de Saúde da Família de Barretos. O evento contou ainda com a participação do Secretário Municipal de Saúde Kleber Rosa, dos vereadores Nestor Leonel e Rafael Silvério, do enfermeiro Fernando Henrique Vieira Santos, conselheiro do COREN-SP e coordenador do núcleo de fiscalização e do técnico em enfermagem Marcos Fernandes, também conselheiro do COREN-SP e Coordenador do projeto conselheiro participativo.

Com a nova configuração, os profissionais que trabalhavam 8h passarão a cumprir 6h presenciais e, dentro das suas cargas horárias diárias, poderão realizar 2h de trabalhos internos para preenchimento de relatórios, elaboração de estratégia de atendimento, participação em cursos, seminários e palestras de atualização inerentes às atividades do emprego.

Linha de frente nesta pandemia, essa classe trabalhista teve que lidar com um grande número de trabalhadores contaminados, desgaste emocional e sobrecarga de trabalho. “Eles foram os nossos soldados, colocando suas vidas em risco para salvar as nossas. Essa flexibilização de horários é um justo reconhecimento para essa classe que tanto tem feito pela nossa população”, disse Paula Lemos.

Enfermeira da atenção primária, Marina Souza Francisco comentou que, depois de tanto trabalho durante a pandemia, a alteração na carga horária é um reconhecimento por parte da prefeita. “Essa é uma luta de algum tempo e isso vai fazer com que fiquemos mais motivados a atender a população”, completou.

Para Jéssica de Oliveira Santos, Técnica de Enfermagem da UBS do Bairro Marília, essa mudança representa uma grande conquista. “Estamos muito felizes. Graças a Deus, a nossa prefeita cumpriu com a sua palavra e está beneficiando os profissionais na data de hoje”, disse.