Prefeitura de Barretos entrega revitalização do Velório Municipal e inaugura sala de Necropsia

A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, inaugurou na manhã deste sábado, 06/08, a Sala de Necropsia/IML “Dr. Omar Abrão Geraige – Médico Legista” e entregou as obras de reforma e melhorias do Velório Municipal Márcio Roberto Andrade – “Betão do Cemitério”. A entrega das obras faz parte das comemorações pelos 168 anos da cidade de Barretos.

Paula agradeceu a presença de todos na cerimônia e, principalmente, a dos familiares dos homenageados. Ela explicou que a reforma do local e a construção do novo espaço era um plano antigo, mas que devido à Covid-19 e as chuvas de janeiro precisaram ser adiadas. “Aqui é um lugar em que a gente sofre, porque fisicamente nos afastamos das pessoas que amamos. Por isso a gente sempre desejou reestabelecer este espaço e trazer mais dignidade às pessoas que por aqui passam. E hoje, não por uma coincidência, mas por uma providencia, é dia 6 de agosto, Dia de Bom Jesus, dia da transifiguração. A ideia era que ficasse ainda melhor, mas ano passado teve a Covid, e a prioridade eram os leitos, era salvar vidas, na sequência, quando já tínhamos a verba para reforma, veio a enchente”, afirmou. A chefe do executivo também agradeceu a todos os funcionários da prefeitura pelo empenho. “O servidor é trabalhador, ele se engaja. A entrega dessa obra é fruto do engajamento, da garra e determinação de uma equipe, pois quando faltou o dinheiro, não faltou a vontade e o amor ao próximo”, disse.

Nova estrutura e conceito de acolhimento

A sala de necropsia do Instituto Médico Legal (IML) foi instalada em uma área aos fundos do velório. O local consiste em duas salas adjacentes, que contarão com duas mesas de necropsia, câmara frigorífica e almoxarifado. Além dessas salas, foram criados espaços para acolhimento e atendimento ao público, cozinha, quarto de plantão e banheiros com acessibilidade.

O chefe da Equipe de Perícias Médico-Legais (EPML), Dr. Maurício Moretto, destacou que a nova sala é uma reivindicação antiga e que agora atende às necessidades dos profissionais. “Esta obra tem qualidade sanitária suficiente, adequada e qualidade para acolhimento às pessoas que vem receber seus familiares infelizmente venham a falecer”, afirmou.

Para a concepção do projeto foi necessária a construção de uma fossa séptica, bem como a adequação da rede de esgoto e tratamento adequado de efluentes, como sangue e chorume. “Hoje nós temos, além de uma instalação bem mais ampla e funcional para o nosso trabalho, uma instalação, do ponto de vista sanitário, adequada”, explicou Moretto.

O local também recebeu pintura específica, dentro das normas para ambientes que manipulam material biológico, exaustores, climatização e revisão da rede elétrica e de iluminação. Com uma entrada isolada para viaturas de funerárias, as chances de exposição de corpos e familiares são reduzidas.

Filho do homenageado, o Dr. Cássio Meimberg Geraige, fez questão de agradecer às novas condições de trabalho e falou do pai. “Ele tinha três paixões: seu time de coração, a Portuguesa, caminhão e o IML. Quando ele contava as histórias do IML o olho dele brilhava. Era coisa mais bonita de ver”. Cássio seguiu a carreira do pai e hoje também é médico-legista.
A prefeita também dirigiu-se aos netos do falecido Dr. Omar e afirmou: “O avô de vocês trabalhou 25 anos ajudando as pessoas e é um exemplo para todos nós”.

Situação anterior

A EPML de Barretos atende mais 18 municípios, realizando de 350 a 400 exames necroscópicos por ano. Antes da criação do novo espaço, todos os procedimentos, desde perícias necroscópicas até o acondicionamento de corpos, eram realizados em uma única sala, com acesso pela Avenida 21.

A nova estrutura evita o constrangimento das famílias que velam seus entes e daquelas que aguardam a liberação dos corpos, pois a antiga sala tinha ligação direta com o salão principal do velório.

Estiveram presentes o médico legista e diretor, Dr. Diógenes Tadeu de Freitas Cardoso e o servidor Rubens Santos Vieira, ambos de Ribeirão Preto, além do médico legista Dr. Gustavo Batista da Rocha e Carla de Souza Silva, chefe da equipe do Instituto de Criminalística de Barretos.

Velório “Betão do Cemitério” é revitalizado

As dependências do velório municipal também receberam reforma e melhorias. O local recebeu novo piso e pintura, manutenção na rede elétrica e telhado e reforma nos banheiros. O estofamento dos bancos das salas foi trocado e, tanto o jardim de inverno do prédio, quanto a área externa, passaram por manutenção, recebendo novo paisagismo.

“Esse é um lugar sagrado, de oração e despedida, que a gente valoriza muito. Agradeço a Deus e peço ao Espírito Santo que continue nos iluminando neste caminho, para a gente fazer o bem paras as pessoas, pois independentemente de cor, religião, todos nos passaremos por aqui”, disse a secretária de Governo e Gestão Estratégica, Graça Lemos.

Filha de Betão, Thays Andrade da Cruz, falou sobre a trajetória e paixão que o pai tinha pelo local. “O meu pai amava o serviço dele. Um dia, eu era pequeninha, do tamanho do meu filho Gabriel, e perguntei assim: Pai, porque você atende todo mundo tão bem assim? E ele falava: As pessoas me procuram em um momento de dor e o mínimo que eu tenho que fazer é transmitir amor para essa pessoa”, contou. “Ele era realmente uma pessoa do bem, acolhedora, e que tive a oportunidade de prestar essa justa homenagem enquanto vereadora”, disse a prefeita Paula.

A obra de reforma e adequação da Sala de Necropsia/IML é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a empresa BRZ Empreendimentos e a prefeitura, no valor de R$ 100 mil reais. Para a reforma do velório, a BRZ cedeu a mão de obra para o assentamento de pisos, pintura e serviços de alvenaria em geral e a prefeitura providenciou os materiais via Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

A cerimônia contou com ato ecumênico unindo representantes das religiões católica, com o Pe. Deonísio Helko, evangélica com o Pastor Elson dos Santos, secretário de Defesa Civil, comunidade espírita, com Eduardo Croys Felthes e muçulmana, com o Sheikh Mohanad Al-Hussein e com a presença dos secretários municipais de Administração, José Rodrigues de Araújo, de Obras, Raul Paganelli, Comunicação, Fabíola Correia, Habitação, Célia Rodrigues, Assistência Social, Vitória Saretta, Planejamento, Carlos Henrique Lúcio, Agricultura e Meio Ambiente, Zecão Falleiros, Ordem Pública, Jorge Coutinho, a Ouvidora Sirlene Menezes, o Controlador Geral Paulo Scannavino, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Letícia Lemos e os vereadores Lupa, Raphael Silvério e Juninho Bandeira.

Biografias

Márcio Roberto Andrade, ou Betão, nasceu em 19 de maio de 1955 e faleceu no dia 05 de junho de 2013, deixando a esposa Alice Machado Silveira Andrade, a filha Thays Andrade da Cruz, neto, genro e irmãos.

Betão foi Servidor Público Municipal por 32 anos e faleceu na ativa, trabalhando junto ao velório e o cemitério.

Já Omar Abrão Geraige, nasceu em 05 de fevereiro de 1947 e faleceu em 04 de novembro de 2000, com 29 anos de medicina e ainda exercendo a função de médico legista. Deixou a esposa Maria da Graça Meinberg Geraige, falecida em 2020, os filhos Marcelo, Nadime e Cássio Meinberg Geraige, este último também Médico Legista, além de noras, genro e netos.

Omar também foi chefe da equipe de pericias médicas do Instituto Médico Legal de Barretos.