Prefeitura de Barretos entrega revitalização do Cemei Veridiana da Silva no bairro Pimenta

A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, entregou na tarde de quarta-feira, 17, as obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Veridiana da Silva “Dona Bilica”, no bairro Pimenta.

A chefe do executivo agradeceu a presença da comunidade e autoridades e falou sobre a relevância da patrona do Cemei. “Hoje, quando a gente entrega este espaço, é muito importante começar falando da patrona. Precisamos olhar nossas crianças com o olhar que a Dona Bilica tinha para toda a nossa comunidade e ensinar este amor ao próximo”, disse.

Paula também falou dos desafios encontrados no início do mandato, como o endividamento da prefeitura, pandemia de Covid-19 e a enchente de 2022, destacando que eles não impediram os investimentos dedicados à área da educação. “Nossa cidade estava muito quebrada e abandonada, nós estamos recapeando vários pontos da nossa cidade e nunca deixamos de olhar para as nossas crianças. De modo especial para os espaços físicos onde elas passam praticamente o dia todo, que precisavam ter qualidade. A gente sabe da importância da reconstrução e fizemos isso também com os Cemepes”, contou. “Trabalhamos manhã, tarde e noite para melhorar a vida de cada um de vocês e podem ter certeza que a gente vai lutar a cada dia para melhorar a vida de cada cidadão, são 123 mil cidadãos e todos são importantes para nós”, completou.

Com um investimento de R$ 1.765.209,98, o Cemei foi totalmente revitalizado, com a construção de três novas salas de aulas, três banheiros para funcionários e dois para alunos e um banheiro com acessibilidade, pátio coberto com estrutura metálica, lavanderia com despensa e banheiro, cozinha com despensa, sala dos professores, diretoria, secretaria e playground. O prédio também recebeu nova pintura, troca de janelas e portas, e melhorias nas redes elétrica e hidráulica, além de novos mobiliários e lousas nas salas de aulas.

Graça Lemos, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, reforçou a importância da patrona para a comunidade. “Dona Bilica era uma pessoa abençoada. Um anjo que viveu entre nós”, afirmou. A secretária também relembrou a história da diretora Rosinê Medeiros de Oliveira, há mais de 20 anos à frente do Cemei. “A Rosinê queria se aposentar e eu falei para ela aguentar mais um pouquinho, pois são 27 anos nesta casa educacional acolhendo os moradores dessa região e ela merecia o que hoje vocês estão entregando para ela. A nossa felicidade é imensa ao ver este Cemei da forma que está”, disse.

A secretária de Educação Jéssica Maria dos Santos agradeceu à prefeita pela atenção dispensada ao setor educacional do município. “Nós temos a alegria e a honra de ter uma prefeita que coloca a educação como prioridade no seu governo e isso faz toda diferença. Hoje a gente não entrega só uma reforma, mas sim uma escola nova, totalmente reconstruída e ampliada, porque nossos profissionais merecem, nossa comunidade merece. Nossas crianças, com todos os ensinamentos dentro desta escola, com certeza terão um futuro cada vez melhor”, afirmou.

Kelen dos Santos Alves, mãe da aluna da pré-escola Lavínia Evelyn, contou que a espera pela reforma valeu a pena e disse estar muito feliz com o atendimento que a filha de cinco anos recebe no Cemei. “Está perfeita, valeu a pena esperar. Está lindo, super acolhedor”. “Eu só tenho a agradecer. Ela está muito evoluída, escrevendo em letra cursiva, contando até 50, 100, falando inglês”, completou Kelen.

História

O Cemei Veridiana da Silva “Dona Bilica” atende 81 crianças entre quatro meses e cinco anos, moradores do bairro Pimenta e adjacências. A unidade conta com 35 funcionários, entre efetivos e contratados no Regime Jurídico Administrativo Especial (Rejaes).

Em funcionamento desde 14 de abril de 1984, centro de educação leva o nome de “Dona Bilica”, que nasceu em 1904 e veio para Barretos aos 16 anos de idade. Casou-se com Etelvino Leandro com quem teve uma única filha, ambos falecidos. A missão de Dona Bilica era benzer, para isso utilizava o poder das mãos, plantas e da oração. Jamais negou uma benção a quem a procurasse e jamais cobrou um centavo por esta ação. Para manter sua família, vendia xaropes, quitutes e trabalhava com lavadeira e passadeira, levando uma vida simples pautada pela religiosidade. Faleceu em 26 de junho de 1999.

Ana Lúcia Custódio, neta da patrona da unidade, falou do trabalho e força de Dona Bilica. “Eu estou muito emocionada de estar aqui neste momento”. Ela parabenizou a diretora e a equipe do Cemei pela reforma e, ao final de sua fala, pediu a todos uma grande salva de palmas em memória da avó.

Autoridades presentes

Participaram da solenidade a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Letícia Oliveira Lemos; os secretários municipais de Obras e Serviços Urbanos, Plácido Martins Júnior; de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Henrique Gonçalves Lúcio; o vereador Nestor Leonel; o Pe. Padre Francisco Henrique da Silva, Vigário da Paróquia Bom Jesus; André Ribeiro de Mendonça, Presidente do Conselho de Pastores de Barretos; o Sheikh Mohanad Al Hussein, da Mesquita Mulçumana de Barretos; Eduardo Croys Felthes, Diretor da USE – Intermunicipal Barretos; além de representantes da SME, da equipe escolar do Cemei e familiares da patrona Veridiana da Silva “Dona Bilica”.