As comemorações pelos 168 anos da Estância Turística de Barretos ainda não terminaram. Na manhã desta terça-feira, 30 de agosto, foi a vez de a prefeita Paula Lemos entregar as obras de reforma e melhorias do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais “Manuel Sanches Barreiro”, no bairro Nova Barretos; o sexto a ter a revitalização concluída.
A chefe do executivo relembrou que os Cemepes foram idealizados há mais de 20 anos, pela então secretária Graça Lemos, num investimento que visava aproximar esporte e educação. No entanto, ao longo dos anos, os espaços não receberam os cuidados necessários de manutenção. “Temos um Cemepe em cada canto da cidade, exatamente para valorizar o esporte. Por 16 anos, os espaços ficaram sem nenhuma melhoria, nem mesmo pintura. E tudo que não é conservado, vai acabando. É igual a casa da gente, de vez em quando tem que pintar, fazer uma reforma, e eles foram deteriorando”, explicou. “Hoje eu quero dizer da minha felicidade de poder resgatar esses espaços e, principalmente, falar para essas crianças do nosso compromisso em nunca mais deixá-los abandonados”, completou.
O investimento total para a revitalização dos Centros Esportivos é de R$ 2.241.482,46 em recursos próprios do município. Já foram entregues: São Francisco, Derby Clube, Pimenta, Marília, América e agora o do Nova Barretos. O Cemepe do Christiano Carvalho e Centro de Esporte e Lazer Dona Racibe Rezek, no Barretos II, devem ser entregues ainda esse ano.
Mais qualidade para as aulas
Durante a cerimônia, alunos dos 3º, 4º, e 5º anos da Escola Municipal Professora Marlene Carboni realizaram uma apresentação de dança e música, já em clima de Copa do Mundo, para alegrar ainda mais o momento.
A secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, pediu para as crianças aproveitarem ao máximo o espaço, pensado para que elas tenham aulas melhores e desenvolvam suas atividades esportivas com qualidade. “Agosto está se encerrando, mas em clima de festa. E a gente sabe que durante todo o ano letivo nós também teremos muito mais entregas felizes e iluminadas como a de hoje”, disse.
José Carlos Constantin, diretor da escola, afirmou que educação de qualidade se faz com espaços adequados. “Hoje nosso sentimento é de alegria e agradecimento por este lugar estar tão bonito. Ele vai nos ajudar muito a oferecer o que a gente busca todos os dias, que é uma educação e esporte de qualidade para nossas crianças”, disse.
Céu em festa
A prefeita Paula Lemos afirmou que o céu deveria estar em festa com a entrega dessa obra e com a homenagem. Ela quebrou o protocolo e chamou o secretário de Esportes e Lazer, Tony Vieira Carvalho, amigo da família de Manuel Sanches Barreiro, para discursar. Ele salientou que a homenagem é mais que justa e destacou o compromisso da administração com o esporte e a educação. “A gente se sente orgulhoso de fazer parte desta gestão pelo olhar que você, Paula, tem tido pela educação e pelo esporte. Este Cemepe é hoje referência no nosso estado de São
Paulo, um lugar digno e apropriado para que as crianças possam desenvolver suas atividades. Barretos e a população só ganham”, afirmou. Paula também destacou a importância da família de Manuel para a economia local e para o esporte barretense.
Emocionado, Manoel Gonzales, o “Manolinho”, sobrinho do homenageado, falou em nome da família. Ele parabenizou a prefeita Paula Lemos e as Secretarias de Educação, Esportes e Lazer e a de Obras pelas revitalizações. “Nossa família, eu especialmente, estamos muito agradecidos por essa homenagem que é realmente merecida”, afirmou.
Também participaram do ato os secretários municipais de Obras, Raul Paganelli; Planejamento, Carlos Henrique Lúcio; Meio Ambiente, Zecão Falleiros; Comunicação, Fabíola Correia e a Ouvidora Sirlene Menezes, além dos vereadores Juninho Bandeira e Raphael Silvério e o Defensor Público, Dr. Fábio Esposto.
Biografia
Manuel Sanches Barreiro, natural de Silleda na Espanha, nasceu no dia 15 de janeiro de 1945 e veio para o Brasil em 06 de janeiro de 1957. Teve três filhos, sendo Andreia Sanches de Oliveira e Rodrigo Sanches de Oliveira, do primeiro relacionamento, com Maria da Conceição Sales de Oliveira, e Leandro Sanches, que mora no Estado de Goiás, fruto do segundo relacionamento, com Cássia Pereira. Ele faleceu em 10 de abril de 2009, vítima de câncer, deixando também os netos João Victor, Maria Tereza e Matheus.
O nome do Cemepe foi proposto pelo então vereador Dorivaldo de Almeida Junior “Lilico”, no ano de 2013, como justa homenagem à memória do saudoso Manoel Sanchez Barreiros, cidadão dedicado e empreendedor, que muito contribuiu para o desenvolvimento educacional de nossa cidade. Manuel deixou a marca indelével de sua participação nas atividades sociais em clubes, geração de emprego através do comércio em Cerealista e Supermercado.