Quem são os aproximadamente 2.500 habitantes e quais são suas aspirações de vida? É com esse questionamento em mente que o Projeto Atitude, uma união entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação da Estância Turística de Barretos e o Educandário Sagrados Corações, está empenhado em trabalhar incansavelmente. Composto por 960 apartamentos distribuídos em sete torres, o Conjunto Habitacional Luiz Spina foi inaugurado em abril de 2011, como parte do programa do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”. Desde então, ele vem se consolidando como um local onde famílias se reconhecem em busca de uma qualidade de vida aprimorada.
Nesta fase inicial do Projeto Atitude, estão sendo realizadas reuniões com o objetivo de identificar potenciais líderes, que irão formar comissões gestoras para representar os blocos em diversos níveis, visando à solução de problemas e à implementação de melhorias no entorno. A partir desse processo de autoconhecimento de cada morador, uma das propostas é regularizar as condições de moradia, buscando, junto à Caixa Econômica Federal, o órgão financiador, a documentação necessária para a quitação, inclusive para aqueles que possuem imóveis alienados. Com a documentação em mãos, o próximo passo é dar início ao processo de registro definitivo e, finalmente, garantir a posse definitiva de seus apartamentos.
Além disso, essas reuniões têm contribuído para uma convivência mais harmoniosa entre os beneficiários, todos em busca do bem comum, que é a paz, e até mesmo para a descoberta de talentos individuais e coletivos. Essa interatividade tem elevado a autoestima de nossos moradores.
“Nos primeiros encontros, que visavam à troca de ideias e ao planejamento de atividades futuras, contamos com a participação de mais de 200 residentes. Nas últimas semanas, inclusive aos finais de semana, os agentes do Projeto Atitude visitaram todos os blocos e apartamentos, buscando detalhar as necessidades percebidas no local por cada indivíduo” destacou umas das coordenadoras do Projeto, Camila Cristina dos Santos. O projeto também contemplará uma nova sinalização de todo o condomínio, incluindo placas indicativas. Essas que serão produzidas em oficinas com os próprios moradoras.
De acordo com a Secretária Célia Rodrigues, este é um trabalho pioneiro que proporcionará harmonia e uma melhor qualidade de vida. Ela ressalta: “Por meio deste projeto, buscamos dar um novo significado à vida dos verdadeiros habitantes deste local. São pessoas que acreditam na melhoria de sua qualidade de vida, desejam um lugar melhor para criar seus filhos e, acima de tudo, não querem mais que este lugar seja estigmatizado como um local de exclusão. Ali residem famílias, trabalhadores dedicados, pessoas talentosas e, acima de tudo, indivíduos que desejam fortalecer a comunidade em que vivem”, enfatizou a secretária com grande entusiasmo.