Desde o início da Campanha, em 1º de setembro de 2023, os agentes de controle de vetores visitaram 11.596 imóveis, dos quais apenas 2.640 estavam dentro dos padrões de vistoria, ou seja, “criadouros zero”. Por esse motivo, esses moradores receberam um cupom para concorrer a R$ 1.000,00.
A coordenadora do Controle de Vetores, Cristiane Parreira, informou que os imóveis irregulares na próxima vistoria ainda terão a chance de concorrer aos sorteios. “As visitas ocorrem a cada 30 dias, em média. Será uma nova chance dada ao morador, e dessa forma, com o retorno de nossa equipe, também é possível verificar se o munícipe tem cumprido seu dever de manter sua residência sem criadouros e seguindo as orientações dos agentes,” ressaltou.
Premiação
O Programa prevê que concorrerão aos sorteios os proprietários ou inquilinos de imóveis que, ao longo do respectivo ano (2023 e 2024), residam nos 10 setores com os melhores índices de combate à dengue, chikungunya e zika, conforme certificação atestada pela Secretaria Municipal de Saúde e de acordo com o critério “ZERO CRIADOURO”. Para o sorteio, a cidade está dividida em 25 setores, conforme especificado em decreto. Serão sorteados cinco prêmios em cada um dos 10 setores com os melhores índices. Nessas áreas, o morador que cumprir os critérios receberá um cupom do Agente de Controle de Vetores. Para participar, o morador será instruído a depositá-lo na urna, que ficará na Unidade Básica de Saúde (UBS).
A premiação será sorteada na Praça Francisco Barreto no mês de dezembro. A Secretaria da Saúde entrará em contato com os sorteados e realizará uma vistoria no imóvel, sendo necessário que a constatação de ZERO CRIADOURO seja mantida. O morador então receberá o prêmio, conforme o regulamento do Programa. Se, durante essa vistoria após o sorteio, for encontrado algum criadouro no imóvel, o morador será desclassificado, e um novo cupom será sorteado, seguindo o mesmo procedimento. O regulamento completo pode ser acessado no site da Prefeitura: www.barretos.sp.gov.br/programa-criadouro-zero.