A prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou na tarde desta sexta-feira, 29/04, uma inovação no Programa de Planejamento Familiar. O anúncio aconteceu no ARE I – Ambulatório de Referência em Especialidades (Postão) onde foram apresentados dois métodos contraceptivos que passam a fazer parte do programa através de recursos do município. O DIU Mirena, que libera hormônios gradativamente, e o Implanon, anticoncepcional subcutâneo considerado o mais eficaz do mundo serão fornecidos para mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Nós queremos fazer um trabalho de conscientização com essas jovens e com essas mulheres que, muitas vezes, estão em condição de extrema vulnerabilidade, pessoas em situação de rua ou mulheres com problemas que necessitam desse tipo específico de contraceptivo”, ressaltou a prefeita Paula Lemos.
Paula ainda citou que o investimento para trazer estes mecanismos para a rede pública é alto e anunciou, com o vereador Juninho Bandeira, a intenção de se abrir uma licitação de cerca de R$ 600 mil para aquisição de no mínimo 1000 unidades do DIU Mirena.
O secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, destacou o empenho da gestão ao estudar a viabilidade econômica da implantação dos dois dispositivos que só estão disponíveis na rede privada de saúde. “A gente vem com muita alegria ampliar o leque de opções do médico e o portfólio de protocolo para mais duas opções que não estão descritas no sistema público de saúde, mas o município vai fornecer para a nossa população”, disse.
Vitória Saretta, secretária municipal de Assistência Social, falou do impacto social que essa ação promove na sociedade e da importância de se ampliar a oferta de métodos contraceptivos para mulheres em extrema vulnerabilidade. “Durante a pandemia está muito crescente o número de mulheres em situação de rua e eu acredito que esse contraceptivo vai ajudar bastante nesse sentido”, disse.
PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
O objetivo do programa é democratizar e ampliar o acesso às informações sobre métodos contraceptivos e/ou de concepção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e com isso diminuir a ocorrência de casos de gravidez indesejada e precoce, humanizar o atendimento e a qualificação da atenção em Planejamento Familiar, promover comportamentos saudáveis face à sexualidade, informar e aconselhar sobre a saúde sexual e reprodutiva, permitir ao casal decidir quantos filhos quer, se os quer e quando os quer, preparando-os para uma maternidade e paternidade responsável.
Os integrantes do Programa de Planejamento Familiar deverão participar de uma ação educativa promovida pelo Ambulatório de Referência de Especialidades – ARE I – Planejamento Familiar, onde receberão informações sobre os métodos contraceptivos, orientações gerais quanto à saúde sexual e reprodutiva, abrangendo temas como sexualidade e harmonia conjugal, anatomia e fisiologia, período fértil, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis e prevenção do câncer de colo uterino, mamas, próstata e pênis.
Após as atividades educativas, no mesmo dia, deve-se realizar a consulta com o profissional médico ginecologista. Caso a escolha seja a vasectomia, o participante é encaminhamento para o procedimento que será realizado posteriormente. No caso da escolha de outro método contraceptivo, o médico ginecologista preencherá a solicitação do procedimento e dará todas as orientações necessárias.