Prefeitura de Barretos apresenta Programa Bem Cuidar

A Prefeitura da Estância Turística do Município de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, apresentou nesta segunda-feira, 19, o Programa Bem Cuidar. Voltado à erradicação do trabalho infantil e promoção de instrumentos para que os beneficiários deixem a condição de vulnerabilidade social, o Bem Cuidar é lançado em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Educação e com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

A prefeita Paula Lemos enfatizou o intuito de transformar realidades que há no programa. “Estamos lançando esse programa às vésperas do Natal e vamos colher muitos fruto daqui um ano, com nossas crianças inseridas na escola, no esporte, no Cemart. Em vez de estarem na condição atual, estarão inseridas no esporte, teatro, terão a oportunidade de estar onde é que quiserem estar”, afirmou.

Paula destacou que o programa, pensado pela equipe barretense, visa viabilizar a essa população vulnerável a perspectiva de melhorar na vida. “Não se trata apenas de dar o peixe, mas também de ensinar a pescar”, observou, mencionando que o programa proporcionará bolsas atreladas à oferta de qualificação. A presença nos cursos de qualificação, assim como em atividades de fortalecimento de vínculo do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e na escola estão entre os requisitos para a manutenção das bolsas.

A prefeita fez referência ao filme ‘As Nadadoras’ para ilustrar o propósito do Bem Cuidar: “A gente que pode pular do barco e nadar, que a gente pule e nade para poder fazer essas crianças chegarem à outra margem”, disse.

Vitoria Saretta, secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, lembrou que quando apresentou a ideia desse programa, Paula abraçou a iniciativa de imediato. A secretária destacou que preferia que esse programa não precisasse ser lançado, mas que, como a situação é uma realidade, essas crianças e adolescentes precisam ser cuidados. “O Bem Cuidar é um programa inovador, que abarca crianças que não conseguem realizar os seus desejos. Foi pensado um programa em que a criança terá uma bolsa a e os pais terão a oportunidade de desenvolver um trabalho, que será por 4 dias. No quinto dia da semana, vão se profissionalizar”, destacou. Vitória reforçou o trabalho em conjunto como elemento que torna a atual gestão diferenciada e reiterou os agradecimentos à prefeita por ter viabilizado o progresso desse programa.

A secretaria de Educação, Jéssica Maria dos Santos, ressaltou sua alegria por, desde o início desta gestão, ser desenvolvido esse estilo de trabalho que preconiza a parceria entre as pastas. “Somente assim, de mãos dadas e com essa disponibilidade imensa que nossa prefeita tem, que as crianças e jovens barretenses estarão em uma rede de segurança e de proteção”, afirmou. Jéssica parabenizou a iniciativa e a ousadia do Bem Cuidar, destacando o compromisso com a qualidade de vida, com a segurança e com as perspectivas de futuro das crianças barretenses.

Adélia Bueno, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, observou que cuidar da criança é cuidar do futuro de Barretos. “O desenvolvimento econômico chega em um outro momento para essa comunidade, que hoje ainda é criança, mas que tem que ser bem cuidada. Assim a gente espera que o futuro de Barretos seja coroado com muito sucesso”, ressaltou. Adélia também lembrou da Casa da Juventude, equipamento sob responsabilidade da pasta da Assistência Social, que tem ganhado importância na profissionalização de jovens.

O ouvidor do município, Danilo Mendes, considerou muito importante esse olhar da administração com os jovens barretenses. “Uma inovação para o nosso município, que vai fazer muito bem, principalmente para essas pessoas que estão em caráter de vulnerabilidade”, pontuou.

A consultora de atendimento do CIEE Laura Martins agradeceu a oportunidade de confiança no trabalho da entidade. “Que em 2023 a gente possa fazer um trabalho conjunto em prol do jovem no mercado de trabalho, profissionalizando esses jovens para o futuro”, afirmou. O secretário de Cultura, Rogério Teodósio, também esteve presente na cerimônia.

Três pilares

O Bem Cuidar está fundamentado em três importantes pilares: transferência de renda para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, oportunizar a inserção no mercado formal de trabalho de jovens de 16 e 17 anos e oportunizar inclusão no mercado de trabalho formal para adultos.