As linhas de telefone da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, de suas secretarias e serviços têm passado por instabilidade desde 27 de junho. Na manhã do dia 28, ao receber a informação de problemas na telefonia do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na noite anterior e diante de novos problemas na telefonia de serviços do município ao longo do dia, o Departamento de Informática da Prefeitura acionou os provedores de serviços à prefeitura. As linhas de telefone dos serviços municipais utilizam a tecnologia VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet), em que para o serviço de voz operar a conexão com a internet precisa estar funcionando.
Segundo o departamento, a Net Barretos, responsável pelos serviços de internet, teria então realizado testes e informado à prefeitura que não detectou problemas. A Algar Telecom, que presta o serviço de telefonia à prefeitura, realizou averiguações ao longo daquela semana e informou ao departamento que, ao testar os números de telefone da prefeitura em ambiente externo ao da Net Barretos, eles estavam funcionando normalmente.
A prefeitura então, por meio do departamento de informática, reforçou à Net Barretos a cobrança pela detecção e solução dos problemas, ressaltando que a população depende do bom funcionamento das linhas para entrar em contato com os diversos serviços da prefeitura, sendo destacada a importância desse funcionamento de forma ininterrupta para as linhas de emergência do SAMU 192. Diante da persistência dos problemas, o SAMU Barretos registrou um boletim de ocorrência (B.O.) a fim de esclarecer que o serviço deu ciência sobre o problema.
O Departamento de Informática informou que no dia 1º de julho a telefonia aparentava estar normalizada, mas após algumas horas os problemas voltaram a ocorrer. Nesta sexta-feira, 8, após contato entre as empresas Algar S/A e Net Barretos, foi constatado que a empresa provedora de internet está com problemas técnicos. Os técnicos da Net Barretos se comprometeram a resolver o quanto antes para que a telefonia retorne à normalidade.
“Durante todo o período de instabilidade na telefonia, cobramos insistentemente as empresas envolvidas para que o problema seja sanado o quanto antes. Não estamos medindo esforços para que a telefonia seja normalizada”, afirmou Daniel Chiarelli, chefe do Departamento de Informática da Prefeitura.