A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, anunciou na manhã desta segunda-feira, 15 de maio, um aumento de 25% no repasse da prefeitura às entidades assistenciais conveniadas à Secretaria Municipal de Educação, que prestam atendimento na educação infantil, e de 10,71% para instituições que atendem a educação especial do município. O anúncio foi feito no Auditório do Paço Municipal.
Paula agradeceu a parceria das entidades e aos secretários municipais de Finanças, Fernando Oliveira Soares, e de Educação, Jéssica Maria dos Santos, pelo empenho nos estudos que viabilizaram esse aumento. “Com base no diálogo e no respeito temos buscado atender às demandas. Quero agradecer a vocês por estarem aqui conosco, por serem parceiros nesse desafio constante que é a educação. Esse aumento foi fruto de muito esforço”, destacou.
Jéssica salientou o trabalho conjunto entre as secretarias para atender as demandas apresentadas e afirmou que o diálogo pauta o trabalho desta gestão. “A gente olha com muito respeito para o trabalho que vocês desenvolvem e também para os desafios do dia a dia em todas as nossas instituições parceiras. É um aumento bastante significativo que vai auxiliar no trabalho desenvolvido por vocês. Quem ganha é a educação do nosso município”, disse.
O secretário de Finanças, Fernando Soares, falou da satisfação em poder compartilhar a notícia e contou que “educação com qualidade, equidade e inclusiva” é um programa de governo que compõe o Plano Plurianual do município. “Eu acredito muito na tese de que os investimentos na primeira infância fazem muita diferença ao longo da vida do aluno e existem estudos científicos muito claros em relação a estes dados”, comentou.
Agradecimento
Maria Augusta Lopes Vilarinho, presidente da Associação Barretense Vida Nova (ABAVIN) agradeceu em nome de todos pela sensibilidade que esta administração tem com as instituições. “Há muitos anos que estamos à frente de entidades e nunca aconteceu isso. Além de não terem respeito financeiro conosco, não tinham este respeito Paula, que você, o Fernando, a Jéssica e toda equipe estão tendo com as entidades”, afirmou.
Primeiros socorros
A prefeita destacou também a intenção de levar às instituições os mesmos encontros formativos sobre noções de primeiros socorros e atendimento a situações de risco, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Defesa Civil. “A gente não deseja que aconteça nenhuma emergência, mas se acontecer é importantíssimo que estejamos preparados para este momento”, contou.
“São conhecimento que a gente leva para avida toda”, explicou Jéssica ao esclarecer que próximos dias as entidades deverão ser informadas sobre o calendário dos encontros.
Histórico
Em 2021, a prefeita Paula Lemos já havia aumentado o repasse às entidades ligadas à educação infantil em 11,63% e em 25% para a educação especial, para cada criança atendida. Os valores passaram a valer em 2022. Somados ao aumento anunciado hoje, os repasses às entidades ligadas à educação infantil tiveram uma alta de 36,63% e as de educação especial 35,71%, desde o início desta gestão.