O “Programa Adote Uma Praça” foi ampliado pela Prefeitura de Barretos e agora permite a instalação de uma série de equipamentos nos espaços públicos adotados por meio de parceria com a sociedade civil e com o setor privado.
Para o secretário de Finanças, Fernando Soares, a nova lei é mais completa, visando garantir a qualidade desses espaços e fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, tendo como base o conceito ESG (Ambiental, Social e Governança). “Existia uma lei anterior, mas que só falava da adoção de praças e de canteiros centrais para fins de corte de grama, roçada. Por isso, nós mudamos a lei para ampliar as possibilidades da parceria público-privada e beneficiar ainda mais estes locais”, disse.
Com a nova legislação, as praças adotadas poderão ter equipamentos e mobiliário urbano como lixeiras para coleta seletiva; parque infantil; ponto para ligação de água e luz, bem como para sinal de internet sem fio; horta comunitária orgânica, de caráter educativo; quiosques para piquenique; palco para manifestações artísticas; espaço da melhor idade, com atividades e equipamentos específicos para pessoas idosas; entre outros.
Em contrapartida, os adotantes podem implantar placas indicativas do termo de cooperação no local. A quantidade e a dimensão das placas, bem como a forma de inserção na paisagem, são definidas de acordo com critérios estabelecidos pelo Poder Executivo.
Espaço adotado
Na sexta-feira, 5 de abril, a Prefeita Paula Lemos recebeu o empresário Guido Nunes Filho, que apresentou um projeto para manutenção do canteiro central e do sistema de lazer localizado na Avenida C-1, entre C-28 e C-29, no Christiano Carvalho. “O Guido está sendo um grande cidadão, um empresário responsável que está adotando uma praça. Uma colaboração do cidadão com a prefeitura e que traz benefícios a quem adota”, disse a Chefe do Executivo.
O “Programa Adote Uma Praça” é coordenado conjuntamente pelas secretarias municipais de Planejamento e Desenvolvimento Físico Territorial e de Agricultura e Meio Ambiente.
Está interessado em adotar uma praça? Veja na íntegra a nova legislação e os documentos para solicitar a adoção aqui: