Prefeita Paula Lemos visita obra de substituição de adutora de água na Rua 18

Por meio do SAAEB, a Prefeitura da Estância Turística de Barretos deu início, na terça-feira (19), à obra de substituição de 400 metros da adutora de rede de água da Rua 18, entre as avenidas 29 e 21. A Prefeita Paula Lemos, acompanhada do superintendente Marcelo Borges, visitou o local nesta sexta-feira (22).

Durante toda a obra, a lateral da Rua 18 ficará interditada. O trânsito só precisará ficar interrompido por curtos períodos para intervenções pontuais.

Na quinta-feira, foi realizado o processo de solda das barras de 6 metros, pelo método de Termofusão, para ser feita a montagem das colunas de puxe. A tubulação é de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) de 355 milímetros PN10 SDR17.

“Nesta etapa, realizamos o alinhamento das duas barras na máquina, o aquecimento das extremidades, e aplica-se pressão para fusão das tubulações, ou seja, para fundir o material inserindo uma placa aquecida a 220 graus celsius por cerca de cinco minutos. Em seguida, é feito o resfriamento com as superfícies pressionadas, por aproximadamente meia-hora”, explica o engenheiro civil Lucas Fernando Maria, da Cadre Engenharia, empresa que executa a obra.

O superintendente Marcelo Borges destaca que a obra será executada com a Sonda de Perfuração Horizontal Direcional, popularmente chamada de Tatuzinho. “Usaremos esse equipamento que chamamos de Tatuzinho, já que com ela é feito o Furo Direcional HDD (Horizontal Directional Drilling), que perfura o terreno onde será promovida a intervenção evitando assim o método convencional de abertura de valas, alongando o período da obra, reduzindo significativamente a geração de resíduos”, enfatiza.

A Prefeita Paula Lemos está entusiasmada com a implementação dessa tecnologia inovadora em Barretos. “Esta é a primeira vez que o método de perfuração horizontal direcional está sendo utilizado na cidade, e trará benefícios significativos para toda a população, melhorando a infraestrutura de abastecimento de água, minimizando os impactos ambientais e diminuindo gastos. Estamos buscando, cada vez mais, soluções modernas e eficientes para atender às necessidades da nossa comunidade”, ressalta.