A Prefeitura da Estância Turística de Barretos inaugurou na manhã deste sábado, dia 4 de março, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Prof.ª Ivone Diniz Junqueira”, localizada no bairro Vida Nova.
Com um projeto inovador, a unidade escolar com capacidade para atender 375 alunos, a partir de segunda-feira, dia 6, estará em atividade. Construída com 100% de recursos municipais, o investimento foi de R$ 9 milhões. O maior valor já empregado na construção de uma escola em Barretos.
A robustez da obra, que ultrapassa os 3mil m2 de área construída, em um terreno de 7mil m2, impressionou a comunidade que participou do evento de inauguração. Rita Madalena Ferreira Gandra, mãe da Alice, de 7 anos, ficou surpresa com a estrutura da escola e disse estar muito feliz pelo fato da filha poder estudar no bairro em que vivem. “Era o que eu mais esperava”, completou.
Outra mãe que aprovou a nova unidade escolar foi Silvana Braga Malagutti, que acompanhou a inauguração junto do filho Arthur, de 4 anos. “Eu gostei muito do espaço e do fato de atender da pré-escola até o fundamental, porque eu tenho uma filha que está no quinto ano e vai estudar aqui também. Os dois estudando na mesma escola facilita bastante”, contou.
Atendendo aos quesitos para acessibilidade, a escola foi construída em dois pavimentos e possui dez salas de aula, três laboratórios, biblioteca, refeitório, cozinha, salas de professores, diretores, 18 banheiros para alunos, professores, funcionários, quadra coberta com vestiários e depósito de material esportivo.
A nova escola tem, ainda, um pátio externo de 657 m2, com parque infantil e área de convívio com mesas e bancos em alvenaria, além de estacionamento com capacidade para 14 veículos e bicicletário.
Para a Prefeita Paula Lemos, a entrega da escola à comunidade no Vida Nova é mais um marco para o desenvolvimento sustentável de Barretos, pois a educação é o caminho para um futuro promissor. “É um momento de felicidade em dobro, porque leva o nome da minha avó. Uma escola que a gente fez com muito carinho para toda a comunidade do Vida Nova. A gente que é mãe, sabe da importância da educação na transformação social de todas essas crianças que terão a oportunidade de estudar numa escola totalmente acessível, que acredito que seja a maior da nossa cidade. Uma escola pensada para todos”, afirmou.
Qualidade na Educação
A Secretária Municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, destacou a importância da estrutura da nova escola na qualidade do processo educacional. “A entrega desta tão importante obra é um marco para a cidade de Barretos. Uma escola, assim como sua patrona, à frente do seu tempo, voltada para as necessidades da comunidade, grandiosa na infraestrutura, por ser moderna, ampla, com espaços acessíveis, extremamente arejada e com a previsão de instalação de aparelhos de ar condicionado, onde as crianças poderão mais que aprender, ensinar, viver e se divertir”, contou. “Uma escola pensada em todos os seus aspectos para atender com bastante qualidade nossos profissionais, nossas crianças e todos que aqui passarem”, completou.
Jéssica também falou do pioneirismo da nova escola com a implantação da primeira sala maker de ensino através da Mind Lab da cidade. “A nossa proposta maker de ensino já é uma realidade em todas as nossas unidades, desde a educação infantil até o ensino fundamental II, mas aqui na E.M. Ivone nós temos a nossa primeira sala maker, uma sala montada para ser um espaço de leitura, de jogos e bastante interação”, salientou.
Para a diretora da nova unidade, Ana Amélia Marcondes Leiva, a relação da comunidade com a escola é um aspecto muito importante, o que também contribui para a formação dos alunos. “É uma honra no dia de hoje estar inaugurando nossa escola, para uma comunidade que precisa de tanto atendimento. A Paula, nossa prefeita, soube reconhecer e identificar todas as necessidades deste bairro e, sem medir esforços, desenvolver este espaço com altíssima qualidade, oferecendo tudo que os nossos alunos precisam para um futuro diferenciado é realmente algo indescritível. Tenho certeza que toda a comunidade estará comigo”, contou.
Além da comunidade do bairro Vida Nova, secretários municipais e os vereadores Nestor Leonel, Gabriel Uchida, Juninho Bandeira, Carlão do Basquete, Raphael Silvério e Eduardo do Mercado participaram da inauguração. O vereador Paulo Correa foi representado pela assessora Aline Trinca. Paulo Correa foi o responsável pelo projeto que deu o nome à escola.
A homenageada
Avó materna da Prefeita Paula Lemos, Prof.ª Ivone Diniz Junqueira nasceu em 8 de fevereiro de 1926, filha de Fausto Junqueira Dinis e Souza e de Josina Dinis de Souza. Ela teve 10 irmãos.
Aos 14 anos veio morar em Barretos para complementar seus estudos. Foi matriculada diretamente na Escola Soares de Oliveira, tendo em seguida feito o colegial no Colégio Nossa Senhora de Sion, tradicional escola em São Paulo, fundada em 1901. Ao terminar, fez uma adaptação no Colégio Mário Vieira Marcondes em Barretos e uma complementação à sua formação em Olímpia, começando a lecionar no Km 97, em uma escola rural entre as atuais cidades de Altair e Ribeiro dos Santos. Voltando a residir na fazenda, deslocava-se a cavalo, por quase uma hora, debaixo de sol e chuva, até sua pequena escola, junto à antiga estação ferroviária. Atuou como professora por 42 anos.
Foi casada com Rosário Elias de Oliveira e teve os filhos Maria da Graça Oliveira Lemos, Marise Elias Junqueira Oliveira, Márcia Elias Junqueira Oliveira, Marta Elias Junqueira Oliveira e Edgar Elias Junqueira Oliveira. Professora Ivone adorava a leitura e principalmente a poesia. Falava as Línguas Francesa, Inglêsa e ainda o Latim. Foi uma avó e bisavó dedicada. Seu exemplo de vida floresce nos netos Fernanda, Paula, Leticia, Matheus (in memória), Rodolfo, Fabrício, Roberta, Marcela, Lucas e Priscila. Corre também nas veias dos bisnetos: Eduardo, Gabriel, Fernando, Pedro Henrique, Beatriz, Ana Luiza, Francisco e Benício.
Faleceu aos 86 anos, no dia 1 de maio de 2012.