O Ano Letivo 2023 começou nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, para os 13.484 alunos da Rede Municipal de Ensino da Estância Turística de Barretos. Para recepcionar os estudantes, a Prefeita Paula Lemos visitou a Escola Municipal Leodete Silvério Joi e o Centro Municipal de Educação Infantil Célia Regina Aielo, o Cemei “Mãe Comerciária”.
A chefe do executivo levou boas notícias para os pais e profissionais da educação e destacou a entrega dos uniformes aos alunos, já no início de ano letivo. “Este é um momento muito especial, pois ano passado tivemos um problema com a licitação dos uniformes, algo que foi resolvido, e hoje nós já estamos aqui com as crianças uniformizadas”, afirmou.
Representando todos os pais, Zélia Judite da Silva Savanachi, mãe da aluna Ana Júlia, recebeu das mãos da prefeita o kit de uniformes. “A qualidade é ótima”, contou. Os kits de uniforme são compostos por seis peças, sendo uma camiseta manga curta, uma camiseta manga longa – que é uma novidade -, uma camiseta regata, uma jaqueta, uma calça, uma bermuda para os meninos e um short saia para as meninas, além de uma mochila.
Paula também afirmou que na metade deste ano, os estudantes ainda receberão mais uma camiseta. “A gente sabe que as crianças estão em desenvolvimento e, muitas vezes, aquela camiseta recebida no início do ano passa a não servir mais, pois a criança cresce. Então, no meio do ano, a gente dará mais uma camiseta. É uma novidade da nossa gestão, que está olhando realmente para a educação”, contou.
Reformas das Unidades Escolares e material didático
A prefeita anunciou investimento de R$ 34.332.496,75 milhões para manutenção e reforma de prédios públicos, que também irá beneficiar as unidades escolares que necessitam de manutenção. “Temos esse compromisso, pois sabemos que aqui estão nossas riquezas e o nosso futuro e elas precisam estar em um local adequado. Então, além da entrega do material Trilhas da FTD, de extrema qualidade, que é usado em escolas particulares de Ribeirão Preto, o MindLab, para cuidar da inteligência emocional e o uniforme, também teremos a reforma dos espaços que necessitam”, revelou.
Além das manutenções e reformas em escolas de ensino fundamental, educação infantil e projetos, estão em andamento obras de ampliação dos Cemeis “Monsenhor Archimedes Gai”, “Veridiana da Silva” e “Cleusa Pereira Barreto”. Também está em construção a E.M. Ivone Diniz Junqueira, no bairro Vida Nova, com investimento de R$ 7.466.028,30 em recursos próprios do município e que irá atender estudantes do 1° o 5° ano.
Os estudantes da Rede Municipal de Ensino receberão o material didático do Sistema Trilhas (Editora FTD) e do Programa Mente Inovadora (MindLab), bem como materiais escolares de uso individual e coletivo, específicos para cada turma.
Planejamento do ano letivo e entrega dos kits
Secretária Municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, contou que o planejamento para o retorno das aulas iniciou-se ainda em 2022. “Nós nos programamos durante o ano de 2022 com muito carinho para este momento. Tivemos na semana passada o planejamento com nossos profissionais da educação e a organização dos nossos espaços escolares para o retorno das nossas queridas crianças e jovens. Nesse primeiro dia já fizemos vários anúncios importantes e entregamos o tão esperado uniforme, feito com muito carinho e muita qualidade”, disse.
Jéssica explicou que a entrega dos kits e materiais ocorrerá de acordo com o cronograma de cada unidade escolar. “Todas as nossas crianças da Rede Municipal de Ensino, no início do ano letivo, irão receber seu uniforme, seu material e suas apostilas. Peço para os pais ficarem atentos ao cronograma de cada escola”, contou.
O kit de higiene pessoal também foi destacado pela prefeita e pela secretária de educação. Ele é composto por uma bolsa tipo nécessaire, sabonete líquido, álcool gel, garrafa tipo squeeze e um kit de higiene bucal, com creme dental, fio dental e escova de dente. “Esse ano a novidade é o nosso kit de saúde bucal, ampliando nosso programa Sorrindo para o Futuro, que ano passado iniciamos com a educação infantil e agora também para o ensino fundamental”, completou Jéssica.
Aprovação dos pais
Rafael e Hendni Valereto, pais dos alunos Pedro Henrique e Alice, fizeram questão de acompanhar os filhos no primeiro dia de aula. Rafael salientou a importância do fornecimento e a qualidade do material escolar. “A gente sabe que é uma despesa relativamente cara no começo do ano e vir com uma estrutura completa de apostilas, fora lápis, caneta e uniforme, já ajuda bastante nas despesas e as crianças ficam muito felizes também”, disse. “A prefeitura está de parabéns, os uniformes deste ano ficaram muito bonitos. Parabéns à prefeita Paula”, completou.
Participaram das visitas o vereador Paulo Correa, os secretários municipais de Assistência Social, Vitória Saretta; de Comunicação, Fabíola Correia; o Ouvidor Geral, Danilo Mendes e supervisores de ensino.