Ponte “Gumercindo Penteado” em Colômbia não corre mais risco de interdição por conta do nível elevado das águas

Um trabalho em conjunto da Prefeitura Municipal de Colômbia, através da Defesa Civil do município, junto a “Furnas Centrais Elétricas”, a ponte “Gumercindo Penteado”, após ter passado por nova vistoria e estar com 100% da limpeza necessária efetuada por uma equipe enviada por Furnas, ficou autorizado pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), que as águas do reservatório da hidrelétrica de Marimbondo, instalada no Rio Grande, podem subir, e ficar até 50cm da estrutura superior da ponte, não havendo portanto mais riscos devido a remoção de materiais como: Captuvas, madeiras, lixos e etc. Estes materiais encontravam-se grudados a montante estrutura da ponte.

A Defesa Civil da Prefeitura de Colômbia, representado pelo seu presidente Júlio César dos Santos, e a coordenadora Maria Inácia Freitas, foram ágeis assim que surgiram os primeiros problemas em relação ao risco de interdição da ponte, foi imediatamente emitido um comunicado ao DNIT sobre a sujeira que obstruía os leitos carrosséis da estrutura, apresentando alto risco de desabamento por conta da elevação das águas do Rio Grande e da inundação da hidrelétrica.

Graças a atenção e as devidas providências tomadas por todos os Departamentos envolvidos, hoje a ponte não oferece mais risco, podendo ter a elevação da água em até 50cm próximo a estrutura que antes deveria ser de 1m.

“Desde o início mostramos preocupações, também não posso esquecer do apoio prestado pela vizinha Planura, que trabalhou também junto ao governo de Minas, e juntos estamos buscando ainda mais soluções para a manutenção da ponte e garantir a segurança principalmente dos nossos moradores que precisam trafegar por ali diariamente”. Comentou o Prefeito Tuta.