Um trabalho em conjunto da Prefeitura Municipal de Colômbia, através da Defesa Civil do município, junto a “Furnas Centrais Elétricas”, a ponte “Gumercindo Penteado”, após ter passado por nova vistoria e estar com 100% da limpeza necessária efetuada por uma equipe enviada por Furnas, ficou autorizado pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), que as águas do reservatório da hidrelétrica de Marimbondo, instalada no Rio Grande, podem subir, e ficar até 50cm da estrutura superior da ponte, não havendo portanto mais riscos devido a remoção de materiais como: Captuvas, madeiras, lixos e etc. Estes materiais encontravam-se grudados a montante estrutura da ponte.
A Defesa Civil da Prefeitura de Colômbia, representado pelo seu presidente Júlio César dos Santos, e a coordenadora Maria Inácia Freitas, foram ágeis assim que surgiram os primeiros problemas em relação ao risco de interdição da ponte, foi imediatamente emitido um comunicado ao DNIT sobre a sujeira que obstruía os leitos carrosséis da estrutura, apresentando alto risco de desabamento por conta da elevação das águas do Rio Grande e da inundação da hidrelétrica.
Graças a atenção e as devidas providências tomadas por todos os Departamentos envolvidos, hoje a ponte não oferece mais risco, podendo ter a elevação da água em até 50cm próximo a estrutura que antes deveria ser de 1m.
“Desde o início mostramos preocupações, também não posso esquecer do apoio prestado pela vizinha Planura, que trabalhou também junto ao governo de Minas, e juntos estamos buscando ainda mais soluções para a manutenção da ponte e garantir a segurança principalmente dos nossos moradores que precisam trafegar por ali diariamente”. Comentou o Prefeito Tuta.