Políticas públicas de cuidados com os animais foi tema de Audiência Pública na Câmara de Barretos

A causa animal foi tema central de Audiência Pública realizada na noite de quarta-feira (29/mar), na Câmara. 

O vereador Carlão do Basquete (PSD), propôs o debate sobre o abandono e os maus tratos aos animais em Barretos,  por meio do Requerimento nº 1883/2022.

Já o vereador Dr. Rodrigo Malaman (PSDB), por meio do  Requerimento nº 205/2023, propôs a discussão sobre políticas públicas municipais de cuidados com os animais.

Fizeram parte da Mesa de Debatedores: a voluntária da causa animal e fundadora do abrigo “Anjo de Quatro Patas”, Rosário Norris Herrera; o representante da ABA (Amigos Barretenses do Animais), Eduardo Croys Felthes; a médica veterinária e Coordenadora do Centro Veterinário de Barretos, Stella Maria de Paula; o representante da Comissão dos Animais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 7ª Subseção, Edson Luis Tomoda; o radialista e representante do Grupo Monteiro de Barros, Odair de Moura e Silva; e o Secretário de Saúde, Mussa Callil Neto.

A Audiência foi conduzida pelo vereador Dr. Rodrigo Malaman (PSDB) e contou com a presença dos vereadores Carlão do Basquete (PSD), Nestor Leonel (UNIÃO) e Dr. Raphael Oliveira (PP). O vereador Ricardo Bodinho (PP) esteve representado pela assessora Letícia de Souza. O vereador Dr. Vagner Chiapetti esteve representado pela assessora Flávia Andrade.

Também participaram dos debates: o vereador da cidade de Votuporanga (SP), Chandelly Protetor (PODE); os representantes do Jornal Tribuna Popular, Davi Alcides e Dr. Carneiro; a suplente de vereador, Paty da Causa Animal; o Coordenador da Vigilância Sanitária de Barretos, Flávio Júlio no Nascimento; o Subtenente do Corpo de Bombeiros, José Carlos de Souza; o Cabo do Corpo de Bombeiros, Hugo Pereira; a Presidente da OAB 7ª Subseção, Dr.ª Arany Maria Scarpellini Priolli L’Apiccirela; o representante da APPP (Associação de Participação Popular na Política), Celso Branício; o representante da página “Barretos em Notícias”, Yader de Castro Roque; e os protetores voluntários: Verônica, Mauro, Danila, Wellington e Viviane.

Outros voluntários da causa animal também compareceram à Câmara para acompanhar de perto os debates, mas não fizeram uso da palavra.

Como resultado da Audiência Pública, após ouvir os questionamentos do público presente, o vereador Rodrigo Malaman anunciou que vai reivindicar junto à Prefeitura: a ampliação da vacinação de cinomose (doença canina); a reativação do castramóvel (urbano e rural); a reestruturação do Centro Veterinário e ampliação do horário de funcionamento; a análise da Lei Municipal apresentada pelo vereador Chandelly (de Votuporanga/SP); o cumprimento das leis voltadas à causa animal, especialmente com relação ao projeto de microchipagem; e a implantação do censo animal em Barretos.