Pequenas empresas apostam em estratégias para a retomada da economia

A pandemia de coronavírus afetou a todos, impactando grupos sociais, setores e empresas. No entanto, mesmo com as portas fechadas, algumas empresas não abriram mão da proximidade com os clientes, ainda que de forma virtual. 

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adélia Bueno, após um ano de pandemia, a economia dá sinais de uma pequena reação. Ela atribui essa retomada às adaptações implantadas por algumas empresas que migraram do ponto de venda físico para atendimentos e vendas online.

“Percebemos no final do primeiro semestre as adaptações já absorvidas pelos empresários e seus colaboradores e a proximidade com a nova forma de trabalho. As micro e pequenas estão demonstrando uma incrível capacidade de se se reinventar e até de aumentar suas vendas”, afirma Adélia.

Mesmo em um cenário de incertezas, o número de novos Microempreendedores Individuais (MEI) formalizados em 2021 superou registros em relação ao ano passado. Somente na agencia do Sebrae Aqui, localizada no antigo Paço Municipal, da Rua 30, foram mais 200 atendimentos desde o início deste ano. 

O Sebrae e a gestão, por meio da agência do Sebrae Aqui, disponibilizam as melhores soluções para proteger as empresas, atuando em várias frentes, como a qualificação, disponibilizando, gratuitamente, o acesso a todo o conteúdo disponível em suas plataformas, cursos e orientações feitas pensando em cada um dos segmentos empresariais.

“Estamos trabalhando firmes e trilhando os melhores caminhos para a retomada econômica da população barretense. A vacinação em massa e boas práticas de gestão da administração são a base de apoio à classe empreendedora, e o caminho menos curto para geração de emprego e renda”, destaca a secretária, Adélia.