Pequenas ações podem fazer uma grande diferença na preservação dos recursos hídricos e no valor da fatura de água

A conscientização sobre o consumo de água e a importância de sua preservação são temas cada vez mais relevantes em todo o mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês para atender às necessidades básicas de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo médio por pessoa pode chegar a mais de 200 litros por dia.

Para ajudar a combater o desperdício e incentivar a economia de água, o SAAE Barretos destaca algumas práticas simples que podem fazer a diferença no consumo diário para preservar os recursos hídricos e que fará também toda a diferença na hora de pagar. Um banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água, enquanto um banho com chuveiro elétrico no mesmo tempo gasta 45 litros. No entanto, fechando o registro ao se ensaboar e reduzindo o tempo do banho para 5 minutos, é possível reduzir o consumo para apenas 45 litros, economizando 90 litros de água.

Além disso, pequenos hábitos, como escovar os dentes com a torneira fechada, podem economizar mais de 11,5 litros de água em cada uso. Ao lavar o rosto em 1 minuto com a torneira meio aberta, gastamos 2,5 litros de água.

“É importante lembrar que o consumo consciente de água beneficia não apenas o bolso do consumidor, mas também o meio ambiente. Cada gota economizada contribui para a preservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade do planeta”, destaca o superintendente do SAAEB, Marcelo Borges.