A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, reforça aos pecuaristas do município que segue até o dia 31 de maio, quarta-feira, as campanhas de vacinação em bovinos e bubalinos contra a febre aftosa e contra a Brucelose. As campanhas são realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).
Febre aftosa
Na vacinação contra a febre aftosa, realizada neste mês de maio no Estado de São Paulo, devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias. A SAA reforça que a vacinação de outros animais é proibida. O prazo para imunização do rebanho, de bovinos e bubalinos, se encerra no dia 31 deste mês. O produtor tem até o dia 7 de junho para declarar que realizou a vacinação.
Conforme a SAA, a declaração da vacinação deve ser realizada, de preferência, por meio eletrônico, através do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). Quando não for possível, o produtor poderá acessar a declaração na internet (https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/getdocdoc.php?idform=398), preencher e encaminhá-la por e-mail ou entregá-la pessoalmente na Unidade de Defesa Agropecuária mais próxima. A unidade de Barretos está localizada na Rua Quatro, n.º 966 –
Telefone: (17) 3322-8012 / 3322-3121.
Brucelose
A vacinação contra a Brucelose está em andamento em Barretos e nos demais municípios do Estado de São Paulo. Os pecuaristas têm até o dia 31 de maio para vacinar contra a Brucelose todas as fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses. A declaração da vacina tem prazo de encerramento em 7 de junho e deve ser feita no sistema Gedave.
A SAA orienta que a vacinação obrigatória contra a Brucelose é administrada em uma única dose nas fêmeas e não precisa ser ministrada novamente no decorrer da vida útil do animal. Aos machos, por sua vez, essa vacinação não é permitida.