Nesta terça-feira (30) a prefeita Paula Lemos foi eleita por unanimidade, durante reunião on-line, como presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande (CBH-BPG) pelos próximos dois anos.
Além da prefeita, Barretos esteve representada pelo superintendente do SAAE Barretos, Waldo Villani Júnior, que disse ser muito importante Barretos ter a presidência do comitê. “Hoje, nós temos uma representação forte no Estado de São Paulo, uma representação forte dos municípios. Nessa nova configuração o que se busca é a segurança hídrica dos 14 municípios”, disse.
Paula disse aos participantes que conta com o apoio de todos. “Nós precisamos pensar nessa questão hídrica. Em Barretos enfrentamos um problema muito sério, e ainda enfrentamos na questão da água. Acredito que esse não é só um problema nosso, mas de todas as cidades. E também somos uma região do agronegócio, sabemos da importância da irrigação, da água também na questão econômica. Nós sabemos do desafio! Acredito que todos nós juntos podemos agregar e fazer com que nossa região, de fato, dê uma atenção especial para essa questão hídrica”, disse.
A formação do Comitê ficou estabelecido: presidente: Paula Lemos; vice-presidente: Matheus Nicolino Peixoto Henares; secretário executivo: Cláudio Daher Garcia; secretária executiva adjunta: Luciana C. Ribeiro de Paula.
CBH-BPG
O Comitê das Bacias Hidrográficas do Baixo Pardo/Grande (CBH-BPG), instalado em 1996, é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo de nível regional, vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CRH, diferentemente dos outros 20 Comitês Estaduais, que têm composição tripartite entre estado, município e sociedade civil.
É composto por 12 municípios: Altair, Barretos, Bebedouro, Colina, Colômbia, Guaraci, Icém, Jaborandi, Morro Agudo, Orlândia, Terra Roxa e Viradouro. Além destes, os municípios de Guaíra e Pitangueiras participam como representantes no CBH-BPG.