Paula Lemos assina Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia

A prefeita Paula Lemos aderiu ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) na América Latina. A Estância Turística de Barretos se une à maior coalizão global de líderes locais que, de forma voluntária, buscam reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e tornar suas comunidades mais resilientes às mudanças climáticas. Entre os objetivos do Pacto, que conta com financiamento da União Europeia, destaca-se também facilitar o acesso à energia limpa e acessível. No treinamento para implantação do Plano de Ação Climático, concluído na última semana, em Brasília, o município foi representado pelo secretário municipal de Finanças, Fernando Soares.

Ao participar do GCoM, Paula fortalecerá seu compromisso com a ação climática, fazendo um balanço das emissões de gases de efeito estufa e dos efeitos atuais das mudanças climáticas na cidade. A Prefeitura pretende criar um plano de ação com informações claras e metas de redução ambiciosas, além de implementar um sistema para medir essas emissões e monitorar os riscos climáticos.

A prefeita Paula destaca que o Pacto reforça o compromisso de Barretos com sua população e seus negócios. “Ao nos comprometermos com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, proporcionamos ainda mais força ao nosso trabalho para tornar Barretos um lugar sustentável e saudável, onde as pessoas querem viver e onde as empresas querem investir”, ressalta. “As ações que tomamos localmente terão um impacto global. Melhorando nossa Barretos, ajudaremos a criar um mundo melhor para as pessoas que moram na cidade hoje e para as gerações futuras”, pontua.

A ação no mundo

Construído com o comprometimento de mais de 11 mil cidades ao redor do mundo e sob a liderança do vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, e do enviado especial do secretário-geral da ONU para Cidades e Mudanças Climáticas, Michael R. Bloomberg, o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) fortalece capacidades e impulsiona ações climáticas e energéticas em cidades ao redor do mundo.

O GCoM considera que “juntos, temos a capacidade de fazer mudanças substanciais globalmente” e colabora com redes locais e regionais, com o governo nacional e outros parceiros para capacitar as lideranças climáticas das cidades que integram a coalizão. Juntas, as cidades do Pacto Global de Prefeitos ao redor do mundo poderiam representar uma redução de mais de 2,3 bilhões de toneladas de emissões de carbono (CO2), o equivalente as emissões anuais de veículos de passeio dos Estados Unidos, China, França, México, Rússia e Argentina.

Treinamento

O secretário municipal de Finanças, Fernando Soares, foi designado pela prefeita para representar o Barretos no Treinamento para implantação do Plano de Ação Climático, realizado em Brasília na quarta e quinta-feiras, dias 19 e 20.

Oferecido pelo Centro Comum de Investigação e Pesquisa da Comissão Europeia (JRC) e realizado na Associação Brasileira de Municípios (ABM), o curso contou com a participação de municípios de todas as regiões do Brasil. Na avaliação do secretário Fernando, foi muito produtivo ao ensinar técnicas para avaliação de diagnóstico, levantamento de inventário de emissões de gases de efeito estufa e planos para monitoramentos dos objetivos de adaptação e resiliência climática.

“Foi muito interessante trocar experiência com os municípios participantes e apresentar todas as ações sustentáveis que nossa cidade já vem realizando, desde IPTU digital até a autossuficiência em energia sustentável, por meio da implantação da futura usina fotovoltáica com a PPP da Cidade Inteligente”, comenta Fernando.