A prefeita de Barretos, Paula Lemos, viabilizou um projeto que estava sendo aguardado há cerca de 14 anos: a entrada em funcionamento da Faculdade de Tecnologia (FATEC) unidade de Barretos. O primeiro ofício endereçado ao Governo Estadual solicitando a faculdade para Barretos data de 13 de abril de 2007.
A FATEC deve entrar em funcionamento em agosto, logo após o processo seletivo (vestibular) previsto para maio e junho. O primeiro curso a ser oferecido será o Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar.
Inicialmente, a faculdade vai operar dentro do Hospital do Amor, em uma parceria com a Fundação Pio XII, já que a cidade é um APL (Arranjo Produtivo Local) de Saúde, conforme reconhecimento do Governo o Estado de São Paulo. Entre os responsáveis por essa parceria estão o advogado Henrique Morais Prata, o deputado federal Geninho Zuliani (DEM), além da secretária municipal de desenvolvimento econômico, Maria Adélia Espinha de Lima Bueno e da professora Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza.
SAÚDE É O FOCO
Os estudantes oriundos das FATECs costumam ter grande empregabilidade após os estudos. Isso se deve ao fato de que os cursos oferecidos levam em consideração os setores em que a cidade é mais forte. No caso de Barretos, o foco será a Saúde.
Nada mais justo, já que a cidade tem um dos maiores hospitais no tratamento de câncer do mundo e ainda conta com outras instituições hospitalares de saúde privada e pública. Assim, está definido que os seis cursos oferecidos pela nova FATEC serão nessa área, segundo o governo de São Paulo.