Uma parceria da Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a empresa Behringer atenderá a demanda urgente de pacientes da cidade que necessitam do exame de espirometria. A ação começou nesta segunda-feira (16) no Ambulatório de Doenças Infectocontagiosas e se estende até o dia 27.
Também conhecido como exame do sopro, a espirometria serve para diagnosticar distúrbios ventilatórios e mensura a capacidade dos pulmões, ajudando na identificação de doenças como Asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).
A Behringer se dispôs a fornecer o equipamento e um profissional para realizar os exames, que duram cerca de 40 minutos cada. Desde o início da pandemia, esse tipo de avaliação estava suspensa, mas a empresa produziu uma cabine de biossegurança que possibilita a realização do exame de forma mais segura tanto para o paciente quanto para a equipe, permitindo eliminar 99,9% de vírus e bactérias e purificando assim todo o ar que entra e sai da cabine em apenas um minuto.
“Essa parceria chega numa hora importante para desafogar os casos emergenciais que necessitam desse exame em nossa rede”, destacou Kleber Rosa, secretário municipal de Saúde.