Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Estância Turística de Barretos e a Associação de Amigos do Autista (AMA) possibilitou a participação da equipe de terapeutas e pedagogos da entidade em um curso de Segurança em Crises Agressivas (SCA). Ao todo, 12 cursistas recebem a formação com os profissionais especializados em intervenção comportamental para pessoas com autismo e outros transtornos do desenvolvimento do Grupo Método, entre os dias 29 de janeiro e 1° de fevereiro.
Presidente da AMA, Sandra Tadini revelou que a realização do curso é um desejo antigo e falou da importância desta formação. “É um pessoal de uma técnica muito boa, um pessoal muito bem treinado, que vem ao encontro do que a entidade precisa, porque muitas crianças estão chegando com muita dificuldade de comportamento, se autoagredindo, agredindo o outro, e muitas famílias não sabem nem como lidar. Então foi tudo muito válido, e eu fico muito feliz, porque eu sempre sonhei de trazer esse curso para nós, para os nossos profissionais da AMA e para os nossos profissionais que trabalham com autismo. E estou muito feliz mesmo, enquanto mãe e dirigente, eu estou muito feliz”, disse.
No curso, os profissionais da AMA aprenderão técnicas de gerenciamento de crises comportamentais, visando o aumento da segurança diante de comportamentos difíceis, conceitos como organização do ambiente, comunicação eficiente, estratégias de desaceleração, técnicas não invasivas e Procedimentos Emergenciais de Intervenção Física (PEIF) na prática.
Na etapa presencial da formação, as aulas ocorrem no auditório da Associação Pais Amigos Excepcionais (APAE) nesta quarte e quinta-feira.