Palestra sobre Arquitetura Equestre é realizada no UNIFEB em comemoração aos 170 anos de Barretos

Em comemoração aos 170 anos de Barretos, o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) promoveu no último dia 28 de agosto uma palestra com o tema Arquitetura Equestre, ministrada pela arquiteta Priscila Tavares, especialista no assunto.

De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Esp. Maria Clara de Oliveira Calil, a palestra abordou as diferentes tipologias de propriedades equestres, a cultura das construções rurais, os principais desafios arquitetônicos, bem como a importância do arquiteto urbanista frente a este tema. “A arquitetura equestre é um fragmento das possibilidades de atuação do arquiteto urbanista, tema de extrema importância em nossa região devido à cultura sertaneja, a tradição do rodeio e as relações socioeconômicas advindas da agropecuária. Uma particularidade deste tema é a forte relação do homem com o animal, que deve ser transmitida ao projeto de maneira que os espaços sejam generosos tanto às pessoas como aos cavalos, por meio, principalmente, de soluções de conforto ambiental, que propiciem boa iluminação, ventilação e ergonomia”, destacou.

Em relação às áreas profissionais de atuação na Arquitetura Equestre, Maria Clara afirma que os conhecimentos adquiridos incentivaram os alunos a saírem de suas zonas de conforto e se arriscarem em projetos de média e grande escala, por exemplo, hípicas, haras, hotéis, ranchos e centros de tratamento. “A palestrante Priscila Tavares também incentivou os alunos a buscarem seus sonhos e traçarem seus caminhos com uma arquitetura que movimente suas almas e corações. Essa atividade é a exemplificação do quanto a profissão do arquiteto e urbanista é importante em todas as áreas e escalas”, finalizou.