Pacientes com sintomas de dengue podem procurar atendimento no Telessaúde

Funcionando como uma Unidade Básica de Saúde (UBS) virtual, o Telessaúde atende de segunda a sexta-feira das 7 às 17h pessoas que apresentam sintomas de doenças, incluindo dengue, chikungunya e zika. As consultas são gratuitas para o usuário do serviço. Ao precisar se consultar, tirar dúvidas ou receber orientação, atualização de receita ou encaminhamento médico, em Barretos, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp (17) 3612-0003. A equipe do Telessaúde iniciará a triagem e dentro de instantes um enfermeiro ou médico da saúde da família, conforme o caso, fará atendimento por uma chamada de vídeo.

Exame e orientações a pacientes com dengue

Em casos de pacientes que apresentam sintomas de dengue ou outra doença transmitida pelo Aedes aegypti, os profissionais do Telessaúde conduzem o atendimento seguindo os protocolos previstos para avaliação dos sintomas.

A partir do quadro que o paciente apresenta, o profissional passará as orientações sobre os cuidados que este deve tomar ao permanecer em sua residência ou, sendo necessário, pode orientar que o paciente se dirija para uma avaliação médica presencial, em uma UBS ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a qual atende 24h.

Ao considerar que o quadro do paciente é uma suspeita de dengue, chikungunya ou zika, o médico do Telessaúde pode também fornecer encaminhamento para que o paciente procure uma UBS e colete o exame que identifica essas doenças.

Pacientes com sintomas de covid-19 ou outras doenças também podem entrar em contato com o Telessaúde para atendimento.

Mais de 36 mil atendimentos

O início do Telessaúde para a população de Barretos foi durante a atual gestão municipal, em 2021. A princípio, era destinado a atendimentos relacionados à covid-19. Em 2022, a Prefeitura estendeu os atendimentos para sintomas diversos. Deste então, já são mais de 36 mil atendimentos.

A prefeita Paula Lemos destaca que trazer inovações e facilitar o acesso da população à saúde sempre foi um dos principais objetivos desta gestão. “Isso desde o nosso plano de governo. Para mim, é muito importante saber que a população de Barretos pode contar com esse serviço, seja na cidade ou na zona rural. Na comodidade de sua casa e tem na palma da sua mão a possibilidade de procurar rapidamente atendimento, antes que uma doença se agrave”, reforçou a chefe do Executivo.

“Junto com toda a equipe do Telessaúde, estamos proporcionando há quase dois anos essa possibilidade a mais de atendimento para a nossa população e fazendo a diferença para melhorar a vida das pessoas no dia a dia”, reforçou.

Conforme o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira, dia 5, Barretos tem neste ano 1.500 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo 217 casos positivos, 968 negativos e 315 aguardando exame. De chikungunya são 267 notificações de casos suspeitos, sendo nove casos positivos, 152 negativos e 106 aguardando exame. Com relação à zika, os casos notificados tiveram resultado negativo.