Alunos da Rede Municipal de Ensino da Estância Turística de Barretos participam neste mês de outubro de uma série de atividades de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. As ações alusivas ao “Outubro Rosa” ocorrem em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental I e II e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).
De acordo com a supervisora geral do Centro de Formação de Profissionais de Educação (Ceforpe), Ana Carolina Spindola, o objetivo é conscientizar os estudantes, familiares e comunidade escolar sobre a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento da doença. “Todas as Unidades Escolares da Rede Municipal estão envolvidas nas atividades de prevenção ao câncer de mama, com foco na conscientização dos alunos, mães, funcionárias e mulheres em geral, sobre a importância da mamografia como meio de prevenção. As palestras de formação das quais participamos junto ao Hospital de Amor nos mostraram que o número de mulheres que fazem o exame preventivo em Barretos ainda é baixo. Isso nos incomodou e nos despertou para esta ação intensiva junto às escolas e famílias”, comentou.
Nas escolas de Ensino Fundamental II, do 6° ao 9° ano, também serão realizados ciclo de palestras em parceria com o “Projeto Talento Rosa”, do Hospital de Amor, e estudantes dos cursos de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (Facisb) e de psicologia da Faculdade Barretos. A primeira a receber o ciclo foi a E.M. “Professor Giuseppe Carnímeo”, no Zequinha Amêndola, na quarta-feira, 18 de outubro.
Atividades como a entrega de panfletos informativos para alunos e comunidade; confecção de cartazes de divulgação do Outubro Rosa; elaboração de poesias e de cartas, que serão entregues às pacientes em tratamento no Hospital de Amor, também serão desenvolvidas no decorrer do mês.