Sob gestão da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, a Casa Afro Brasil “Álvaro de Oliveira”, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, realizou o evento “Orgulho Crespo” no sábado, dia 5, do meio-dia às 20h. A ação contou com apresentações de capoeira e música, além da dança de São Gonçalo e a peça teatral “Fragmentos do Navio Negreiro”, encenada pelo ator e professor de Teatro do Senac, Geraldo Oliveira. Mais de cem pessoas passaram pelo local.
Francisco Salviano Miranda “Tico”, coordenador da Casa Afro Barretos, destacou que o evento foi muito emocionante. “A irmã e o filho do Álvaro de Oliveira, patrono da Casa Afro de Barretos, estiveram presentes para receber o certificado em homenagem a ele, e as apresentações culturais foram um sucesso. A feira das manas, com a venda de artesanatos, também foi muita satisfatória”, destacou. Encantado com o evento deste ano, “Tico” já está na expectativa de uma edição ainda maior do evento Orgulho Crespo em 2024.
Durante a ação, as empreendedoras da Galeria das Manas realizaram a 14ª Feira das Manas, com exposição e comercialização de produtos. Já a jovem empreendedora Emily Menezes fez registros fotográficos do evento e divulgação de seu trabalho com fotografia.
Ana Paula Febatis, presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial (Comir), que participou da organização da ação, afirmou que o evento atingiu a expectativa de projetar o empreendedorismo. “Tivemos excelentes feedbacks sobre o atendimento, localização e estrutura do evento. As apresentações atingiram a diversidade e riqueza cultural”, enfatizou.
Ela destacou o público demonstrou carinho com a ação. “Além disso, a Bia Carvalho, idealizadora da Feira das Manas, e todas as expositoras agradeceram pela recepção e foram feitos elogios pelo apoio e acolhimento e à estrutura do prédio”, mencionou.
Histórico
A unidade de Barretos é a primeira Casa Afro Brasil do Estado de São Paulo. Sob gestão municipal, desde então, vem sediando diversos encontros e cursos.
O local foi inaugurado em novembro de 2022, com a presença de autoridades estaduais e da prefeita Paula Lemos, que deu o aval para a parceria com o Estado que viabilizou a construção desse espaço na Estância Turística de Barretos.