A Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (6), a Operação Octopus. O objetivo é obter provas relativas a operações de sonegação de tributos federais e lavagem de dinheiro.
Estão sendo cumpridos 45 mandados de busca e apreensão em residências, empresas e escritórios dos investigados. As ações ocorrem nos municípios de Ribeirão Preto (SP), Brodowski (SP), Jaboticabal (SP) Guatapará (SP), Barretos (SP), Cravinhos (SP), São José do Rio Preto (SP), Jardinópolis (SP), Uberlândia (MG) e Foz do Iguaçu (PR).
Foram expedidos, ainda, 15 mandados de prisão preventiva e 25 mandados de prisão temporária.
Operação Octopus
Foi constatado que uma empresa do ramo moveleiro da região de Ribeirão Preto lavava dinheiro por meio de remessas ao exterior, simulando o pagamento de importações.
A partir daí, foi descoberta toda uma gama de empresas de fachada e de interpostas pessoas utilizadas para a movimentação de altos valores, fruto de ilícitos. Apesar da movimentação vultosa, essas empresas pagavam quantia irrelevante de tributos, evidenciando a prática da sonegação.
O nome da operação faz referência aos vários tentáculos utilizados pela organização para a prática de atividades ilícitas.