Onda de calor: Defesa Civil de Barretos faz recomendações à população

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa Civil, reforça as recomendações para que a população redobre os cuidados com a saúde durante a onda de calor que atinge todo o Estado de São Paulo desde o último domingo, dia 16 de fevereiro. Segundo a Defesa Civil do Estado, em algumas regiões a temperatura máxima deve atingir 38°. Em Barretos, a máxima prevista é de 34°.

“As recomendações que a Defesa Civil passa pra toda a população é, principalmente, que se mantenham constantemente hidratados, evitem a exposição ao sol das 10 às 16 horas, evitem a prática de exercícios físicos nos horários mais quentes e mantenham os ambientes arejados. Também é importante o uso de protetor solar, bonés, chapéus e roupas leves”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Barretos, Ricardo Maia.

Ele também destaca o cuidado com idosos e crianças. “Precisamos ter uma atenção especial com os idosos e com as crianças, que são mais suscetíveis ao calor e muitas vezes precisam de incentivo para se manterem hidratados e protegidos do sol”, comentou.

Pets

O calor extremo também afeta os animais domésticos, por isso o tutor deve manter seus pets em locais frescos e protegidos do sol, além de fornecer água fresca ao longo do dia. “Evitem os passeios em horários muito quentes com os pets. Você não está sentindo a temperatura do solo porque está de calçado, mas os animais sentem e podem sofrer queimaduras nas patas”, disse Ricardo Maia.

Ele lembra também que os pets não devem ser deixados no interior de veículos estacionados, pois a temperatura sobe rapidamente podendo ser fatal para os animais.

Ajuda

Ricardo reforça ainda que o forte calor pode provocar desidratação e outras complicações de saúde e que, em caso de emergência, a população pode acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo 192, o Corpo de Bombeiros pelo 193, procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou a Defesa Civil. “A Defesa Civil está 24 horas por dia à disposição da população através do telefone 199”, finalizou.