Odontologia do UNIFEB atua na Festa do Peão de Barretos promovendo dezenas de atendimentos diários

A 69ª Festa do Peão conta com os atendimentos de urgência e emergência desenvolvidos pelo curso de Odontologia do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos). A Clínica Odontológica instalada no Parque do Peão promove dezenas de atendimentos diários realizados por uma equipe de alunos com a supervisão de professores.

O Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, visitou o espaço e conferiu de perto os serviços odontológicos prestados. “Levar o curso de Odontologia para fora dos muros do Centro Universitário é fomentar ainda mais o acesso aos serviços de saúde bucal que oferecemos em nossa Clínica Odontológica instalada no campus. Esta parceria com Os Independentes permite que nosso trabalho social seja consolidado e transforme o sorriso de tantas pessoas que são atendidas durante o evento”, enalteceu.

De acordo com o coordenador do curso de Odontologia do UNIFEB, Prof. Dr. Jorge Henrique Stefanelli Marques, a estrutura do espaço inclui quatro consultórios totalmente equipados, funcionando diariamente das 14h às 20h. “Os atendimentos são destinados tanto aos visitantes do evento quanto aos competidores e artistas e são realizados por 12 alunos dos últimos semestres, que são supervisionados por professores e também contam com o apoio de técnicos e aparelhos para diagnóstico, como de radiografias periapical e panorâmica fornecidos pela DVI radiologia. A equipe completa envolve professores que acompanham diretamente os procedimentos e técnicos que auxiliam nas operações, garantindo a qualidade e segurança dos atendimentos”, explicou.

Durante os 11 dias da Festa do Peão de Barretos, a expectativa é que os alunos do curso de Odontologia do UNIFEB realizem mais de mil atendimentos odontológicos de urgência e emergência. “A participação dos estudantes é extremamente valiosa para a formação profissional, afinal, essa experiência prática oferece a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em situações reais de urgência e emergência, um aspecto crucial na formação de futuros dentistas”, destacou o coordenador.

Além disso, Marques também avalia que ao trabalhar em um ambiente com alto fluxo de atendimentos, os alunos desenvolvem habilidades essenciais como agilidade, tomada de decisão rápida e manejo de pacientes em situações de intensa demanda. “Eles têm a chance de lidar com uma variedade de casos clínicos, o que enriquece sua experiência e contribui para uma formação mais completa. A supervisão constante por parte dos professores garante que os estudantes recebam feedback imediato, o que é fundamental para o aprimoramento de suas técnicas e para a consolidação de boas práticas odontológicas”, enfatizou.

Segundo o coordenador, outro aspecto relevante que essa experiência prática oferece aos alunos é o desenvolvimento de habilidades interpessoais e profissionais, como comunicação com pacientes e trabalho em equipe. “Ao serem expostos a situações diversas e desafiadoras, os estudantes saem dessa experiência mais preparados para enfrentarem os desafios da profissão após a graduação. Um ponto adicional a ser ressaltado é o impacto social desta ação na comunidade de Barretos e nos participantes da Festa do Peão. Ao oferecer atendimentos odontológicos gratuitos durante o evento, o UNIFEB não apenas contribui para a formação prática dos alunos, mas também promove o acesso a cuidados de saúde bucal para pessoas que, muitas vezes, podem não ter essa assistência facilmente disponível. Isso reforça o compromisso social da instituição e demonstra como a educação superior pode ser aliada na promoção do bem-estar da comunidade”, finalizou Marques.