A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, iniciou nesta terça-feira, 15 de agosto, as obras para a conclusão da pavimentação da Rua 20, entre as Avenidas 35 e 37. O serviço contemplará, também, o recapeamento de um trecho entre as Avenidas 37 e 39.
A prefeita Paula Lemos e o secretário de Obras Plácido Martins Junior estiveram no local para acompanhar a preparação da via. A chefe do executivo falou da dificuldade da obra. “Essa obra foi a mais difícil, porque foi uma obra inesperada. Fruto de uma enchente que causou grandes danos em nossa cidade”, disse.
Ela destacou as características do solo da região, que é úmido e dificultou o trânsito de máquinas pesadas e a instalação das aduelas, três vezes maiores que a tubulação existente anteriormente, além da necessidade de equipamento específico para rebaixamento do lençol freático para a continuidade do serviço. “Não foi fácil. Sei do transtorno e quero dizer para todas as pessoas: tanto quanto vocês, eu sonhei com o dia de hoje, quando a gente inicia o recape”, comentou. Paula também salientou que os proprietários de imóveis que foram danificados pelas enchentes do dia 6 de janeiro tiveram a possibilidade de requisitar a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023.
Pacote antienchentes
O trecho em questão faz parte do pacote de obras antienchentes iniciado no ano passado em razão das fortes chuvas que causaram destruição e prejuízos em diversos pontos da cidade. O Projeto de Reestruturação do Sistema de Drenagem Urbana é do engenheiro civil Pedro Donizeti Zacarin.
Paula lembrou que esta é apenas uma etapa de um projeto maior que deverá ter continuidade. “Foram mais de R$ 5 milhões investidos. A gente está enterrando obras para salvar vidas. Não queremos que ninguém mais morra em decorrência de alagamentos nessa região. Como disse o Prof. Zacarin: não é que não vai mais alagar, vai minimizar o problema”, disse. “É uma obra que tem que continuar. Que os outros prefeitos têm que dar sequência para que se resolva de fato o problema dessa região”, reforçou.
O secretário de Obras Plácido Martins Junior explicou que o serviço dever ser concluído até quinta-feira (17). “O asfalto deve ser finalizado até quinta-feira, liberando para o trânsito na sequência. Também vamos trabalhar nas calçadas e muros das casas ao longo da via”, disse.
Paralelamente ao serviço de pavimentação, as obras do pacote antienchentes seguem em andamento na Avenida 39, entre as ruas 20 e 22.