A prefeita Paula Lemos, acompanhada dos secretários municipais de Obras e Serviços Urbanos, Raul Paganelli Guimarães, de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Henrique Lúcio e do presidente da Câmara Municipal, o vereador Paulo Correa, visitou as obras de contenção de uma voçoroca localizada no bairro Paulo Prata. A erosão existe há mais de uma década e vinha se agravando nos últimos cinco anos, colocando em risco casas de apoio a pacientes com câncer em tratamento no Hospital de Amor.
“Esta é uma obra importante para preservar o meio ambiente e resguardar a segurança dessas pessoas que já sofrem com o tratamento de câncer que vivem nas casas de apoio que, infelizmente, corriam risco de desabar. Estamos fazendo este excelente trabalho, em parceria com a construtora Pacaembu, uma empresa que tem investido muito na nossa cidade e está dando sua contrapartida social nessa obra que gira em torno de um milhão e meio”, disse a chefe do executivo.
De acordo com o secretário de Planejamento, Henrique Lúcio, foi realizada a limpeza geral e o aterro compactado na erosão existente. “Estão sendo construídos vários barramentos em gabião, para redução gradativa da velocidade da água pluvial e eliminação de seus efeitos que ao longo do tempo formaram a voçoroca”, completou.
Questão ambiental
Paulo Correa explicou que o serviço no Córrego Campo Redondo é uma questão ambiental muito importante e que era reivindicada há muitos anos. “Fizemos a denúncia no Ministério Público e, somente neste ano, depois que a Paula assumiu foi resolvida a questão”, afirmou.
A obra está sendo realizada em cumprimento a determinação do Ministério Público após denúncia realizada no ano de 2020, pelo então vereador Paulo Correa, que acionou através de requerimentos a Prefeitura, os órgãos ambientais (CETESB e DAEE) e o Ministério Público, que através da 3ª promotora de justiça Adriana Nogueira Franco, instaurou inquérito civil para apurar a denúncia.
Henrique explicou que a obra é executada por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Pacaembu Construtora. “O TAC no valor de R$ 1.460.000,00 era, inicialmente, para asfaltar a BA-04. Com o Estado implantando a interligação via BA-04, entre Barretos e Jaborandi, transferimos o TAC para voçoroca do bairro Paulo Prata, que estava colocando em risco as casas de apoio do Hospital do Amor e demais propriedades lindeiras, além de ser objeto de ação do ministério público”, contou.
Planos para o futuro
Paulo Lemos dos Santos faz parte da diretoria do Abrigo infantil Olivia Maria Rosa e contou que procurou a prefeita Paula quando ela ainda era vereadora. “Com o tempo ela foi eleita e está fazendo o que ela prometeu. A gente só tem a agradecer”, disse. E ele já está fazendo planos para quando a obra acabar. “Nós vamos fazer um gramado bom, murar e colocar equipamentos de lazer para as crianças”, finalizou.