A humanidade está emburrecendo? É o que apontam vários e profundos estudos que versam sobre o tema e procuram entender melhor o tempo “estranho” em que vivemos.
Mas, para focar apenas no Brasil, guardo comigo a certeza de que minha leitura entre as entrelinhas e aprendizados da vida, construídos ao longo dos meus dias, dizem claramente que, sim, o Brasil está emburrecendo! Ou melhor dizendo, a maioria do nosso povo emburrece a cada dia mais.
Basta olhar para a estupidez e o tamanho da ignorância que nos cerca para constatar que não há exageros na minha convicção. E antes que um seguidor do homem “culto e fino” que manda jornalista enfiar leite condensado em algum lugar me pergunte se a culpa é do Bolsonaro, claro que a CULPA não é do Bolsonaro! Muito antes dele chegar ao poder esse processo já estava ativo!
O ‘Mito’ ou ‘Mico’ chegar à Presidência do Brasil é a prova e o resultado final de um país que emburreceu!
Talvez um dia a dor ensine que só a EDUCAÇÃO, que prepara acima de tudo para a real cidadania, é o caminho. Não adianta só formar profissionais, o Brasil precisava formar consciências. E consciências ativas que participem e interfiram em todos os segmentos da sociedade. Tal objetivo, que após décadas e governo após governo, infelizmente, não foi atingido.
A prioridade devia ser um plano de educação permanente muito além das questões políticas. Mas, isso é utopia ou um sonho meu que mora longe…
Pouco a pouco, o reflexo do descaso com a educação se refletiu na falta de civilidade e valores prejudicando a cultura e todo o contexto artístico e, por conseqüência, o olhar mais profundo para intervir com pensamento e ações no ‘mar infinito’ de injustiças que devasta o Brasil!
Gosto de citar a música como exemplo dessa condição… Um dia, ouvimos Milton, Caetano, Chico e Taiguara! Mas, o gosto popular foi baixando o nível cultural e rolando ladeira abaixo que hoje, infelizmente, ouvimos essa ‘coisa’ que fala de bebida, vulgaridades e traições, que alguns chamam de música. Milton Nascimento, tempos atrás, definiu de uma m…! E é mesmo! Estou com Milton e não abro! Não sabem cantar e ainda gritam essa m…!
Pouco a pouco cinemas e teatros foram fechando e nesses espaços de arte foram abrindo comércios da fé. A cultura, a arte e todos os ‘canais’ que abrem o conhecimento foram fechados. Os programas e barracos da TV aberta, feito ‘Ratinhos da Vida’, surgiram para imbecilizar ainda mais multidões.
O Brasil virou redutos dos ‘patriotas sem noção da Terra plana’. E surgiram pensadores medonhos das conspirações nas redes sociais e rádios ‘Jovens Panos da Vida’. As vozes do ódio e todas as suas vertentes tomaram conta do Brasil. E o rei da ‘Bozolândia’ surgiu como UNGIDO com a missão de destruir de vez todos os sinais de inteligência que ainda possam existir nesse país.
Afinal, inteligência, bom senso e ciência são incompatíveis com o desgoverno do Brasil. BOLSONARO É A MAIS COMPLETA TRADUÇÃO DE UM PAÍS QUE EMBURRECEU!