Núcleo de Apoio Cultural do UNIFEB promove palestra sobre prevenção ao câncer de próstata

No último dia 16 de novembro, o NAC (Núcleo de Apoio Cultural) do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) organizou uma palestra em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata. 

Quem ministrou a palestra foi o médico membro da equipe de uro-oncologia do Hospital de Amor de Barretos, Wesley Justino Magnabosco. Ele também é professor universitário, além de coordenador do programa de pós-graduação stricto sensu profissional de Inovação em Saúde do Hospital de Amor de Barretos em parceria com a Faculdade de Ciências de Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB) e preceptor responsável pelo programa de pós-graduação lato sensu fellowship em Uro-oncologia e Cirurgia Minimamente Invasiva, também do Hospital de Amor de Barretos. 

Magnabosco é graduado em medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2002), fez residência em cirurgia geral (2003-2005) e em urologia (2005-2008) pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP/FUNFARME), realizou programa de “Fellowship” em uro-oncologia no Hospital de Câncer de Barretos (2008), além de doutor em cirurgia pela Faculdade de Medicina de Botucatu e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.  

Durante a palestra, o médico enfatizou sobre a importância dos exames preventivos e os principais sintomas que devem ser alertas em relação ao câncer de próstata, considerando que alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. 

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.