Em nosso dia a dia encontramos diversas pessoas que obtiveram êxito em suas causas, sejam elas trabalhistas, previdenciárias, cíveis, criminais e etc…
Ocorre que cada caso é um caso, termo bastante usado nos meios jurídicos, não é porque há uma situação hipoteticamente “parecida”, que há a garantia de êxito na ação, não se pode fazer esta comparação, pois em cada caso há um fato específico, uma análise específica, que pode ou não, garantir a reparação do dano, ou do direito.
Fato é que, o judiciário não é loteria, ele é apenas a garantia dos direitos dos cidadãos, e o advogado é o grande examinador do litígio ocorrido, e quem realiza a primeira análise, se naquela situação houve a violação de um direito e qual sua correta reparação.
No meio jurídico, assim como em todas profissões, há advogados, que por diversos motivos, seja por medo de perder o cliente, ou para conquistá-lo, acabam afirmando que algum determinado processo é uma “causa ganha”.
Se isso acontecer com você, desconfie deste profissional! Pois de acordo com o código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), não se pode prometer isso a NENHUM cliente, há penalidades inclusive.
Em seu artigo 8º do código de Ética diz que: “O advogado deve informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão, e das consequências que poderão advir da demanda”.
Quando um advogado aceita defender os interesses e direitos de um cliente, ele acredita que há um dano a ser reparado ou um direito a ser buscado, e vai utilizar de toda ferramenta jurídica e de seu conhecimento para tal, mas NÃO pode garantir o êxito, visto que cada demanda tem sua peculiaridade, cada fato existe a versão do autor e do réu, e o julgamento cabe apenas ao Juiz.
Portanto, ao entregar uma demanda a um advogado, analise as promessas feitas com cautela, para que não haja frustações, e nem consequências maiores. Procure sempre um advogado de sua confiança!