Multiplicador do Projeto Solidariedade em Fios, Fundo Social entrega 12kg de fios de cabelo para confecção de perucas

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Estância Turística de Barretos entregou na manhã desta terça-feira, 29 de novembro, os 12 quilos de cabelo recebidos do Projeto Solidariedade em Fios, do Governo do Estado de São Paulo. A entrega ocorreu no Hospital de Amor e contou com a presença da presidente do projeto “Fio da Alegria”, Mariane Cardoso, que será responsável pela confecção de pelo menos 10 perucas para mulheres em tratamento contra o câncer.

Letícia Oliveira Lemos, presidente do FSS, explicou que esta é uma das etapas do projeto. “Nós buscamos os 12 quilos de fios e, em contato com o Hospital de Amor, a Mari foi indicada. Ela é de Boituva/SP, realiza este trabalho com as perucas há algum tempo e tem uma história linda. Hoje fico muito feliz em poder entregar esta doação ao Hospital de Amor, que repassa para a Mari produzir com sua equipe as 10 perucas que voltarão para os pacientes em tratamento”, disse.

FIO DA ALEGRIA

Desde 2014, quando vivenciou na família o tratamento de câncer e percebeu a falta de quem confeccionasse perucas, Mariane resolveu aprender a técnica com o projeto do Fundo Social do Estado. A partir daí perdeu as contas de quantas perucas já produziu.

Ela conta que, em média, entrega de 35 a 50 perucas, a cada 15 dias ao Hospital de Amor e Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC), a depender da quantidade de cabelo arrecadado. “Com certeza esta doação é muito bem vinda. Desde julho as doações estão fracas e esses 12 quilos irão nos ajudar a doar perucas para mais mulheres”, disse.

MUNICÍPIO MULTIPLICADOR

Na última quarta-feira, 23 de novembro, Letícia esteve no Palácio dos Bandeirantes, durante o anúncio da expansão do projeto “Solidariedade em Fios”, que desde 2017 confecciona próteses capilares para pacientes em tratamento contra o câncer, pela primeira dama do Estado Luciana Garcia. Na ocasião o programa foi expandido para 41 municípios paulistas, dentre eles a Estância Turística de Barretos.

PONTO DE ARRECADAÇÃO

Letícia reforça que desde que se tornou um multiplicador, o Fundo Social passou a ser um ponto de arrecadação de fios de cabelo. Ela explica também como o doador deve proceder. “Hoje o Fundo Social é um ponto de arrecadação de fios. Peço a você que irá cortar o cabelo, que avise seu cabeleireiro que deseja doá-lo, pois ele já sabe a maneira correta de cortar, e leve os fios para o Fundo Social onde nós continuaremos este projeto que alegrará muitas mulheres que estão em tratamento, para melhorarem sua autoestima e ganharem forças para vencer a doença”, explicou.

O Fundo Social de Solidariedade fica na Rua 16, n° 52, entre as avenidas 29 e 31. Mais informações pelo telefone (17) 3612-2860 ou pelo 99167-6427.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *