O projeto “OAB Por Elas” é uma iniciativa da Comissão das Mulheres Advogadas da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Barretos, que oferece atendimento jurídico totalmente gratuito às mulheres em situação de vulnerabilidade social e mulheres vítimas de violência doméstica, por meio de uma parceria com a Casa da Mulher Paulista, com o CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher e com a Prefeitura de Barretos.
Advogadas voluntárias realizam a acolhida a essas mulheres na Casa da Mulher, localizada no bairro Parque Novo Jockey, todas as terças-feiras, das 13h30 às 16h e avaliam cada caso individualmente, decidindo, em conjunto com a atendida, se há necessidade de ingressar com ação judicial, a mulher atendida é encaminhada também ao CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Barretos, que realiza o acompanhamento psicológico e social dos casos, um a um.
“O projeto nasceu da necessidade de orientar juridicamente as mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero. Todas elas são acolhidas, e os atendimentos são realizados por meio do trabalho voluntário das advogadas da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Barretos, com duração de uma hora cada”, explica a Dra. Pamilhan Fortaleza, coordenadora da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Barretos.
Os agendamentos para o projeto “OAB Por Elas” devem ser realizados com antecedência na Casa da Mulher Paulista, localizada na Avenida 63, nº 320, bairro Parque Novo Jockey, ou por meio do perfil no Instagram da Comissão das Mulheres Advogadas @comissaomulheroabbarretos, ou ainda pelos telefones da OAB Barretos 17 3323-9953 e 3322-4293. As interessadas em receber atendimento jurídico precisam levar documentos pessoais, comprovantes de endereço e de renda, de até três salários mínimos, na hora do atendimento, que acontece todas as terças-feiras.