De 3 a 7 de julho, segunda a sexta-feira da próxima semana, serão realizadas as inscrições e o processo seletivo para o curso de capacitação do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência do setor de desenvolvimento organizacional da Minerva Foods. Nesse período, os interessados devem comparecer ao Centro Municipal de Reabilitação (CMR), da Secretaria Municipal de Saúde, entre 13h30 e 17h. Conforme a empresa, o curso tem o objetivo de capacitar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho e, ao final, a Minerva contrata alunos, de acordo com as vagas em aberto. Cada turma tem até 15 alunos.
São necessários para a inscrição: RG, CPF e laudo médico atualizado e devidamente identificado pela Classificação Internacional de Doenças (CID). Os candidatos devem possuir 18 anos ou mais e terem disponibilidade para realizar o curso no período da tarde. As aulas ocorrerão entre os meses de julho e dezembro. As inscrições e o curso são oferecidos gratuitamente.
Larissa Neves Pavin, coordenadora do CMR, lembra que é comum pessoas conseguirem colocação profissional após participarem do curso. “Essa é uma ação bem-sucedida que vem se repetindo, sendo a segunda edição neste ano. Para se inscrever no curso, é necessário preencher os requisitos apresentados pelo Minerva, e não é preciso ser paciente do CMR. Entretanto, temos o relato de diferentes pacientes do Centro de Reabilitação que, após participarem do curso, alcançaram uma colocação profissional. É uma iniciativa de sucesso, que chega a mais uma edição”, ressalta.
A coordenadora lembra que, como já é tradicional, assim como as inscrições, as aulas do curso são realizadas no CMR. Local onde o Minerva construiu duas salas: uma utilizada para o curso e outra em que a equipe do CMR realiza sessões de acupuntura e fisioterapia em seus pacientes.
Juliana Ferreira, instrutora de treinamento do Minerva, explica que todo o processo seletivo para o curso é realizado no dia da inscrição. “É preenchida a ficha de inscrição do candidato, a fim de colher informações como dados pessoais, nível de escolaridade, experiência profissional, habilidades e competências. Após esse preenchimento da ficha, o candidato realiza uma avaliação diagnóstica de português e matemática. Nesse processo, o candidato é também avaliado quanto ao perfil para participar do programa”, informa.
A instrutora explica que, na semana seguinte às inscrições, o laudo médico é encaminhado ao SESMT da empresa Minerva para ser validado, ou seja, confirmado se enquadra como pessoa com deficiência (PCD). O candidato recebe então retorno, por ligação telefônica, em que é informado se ele foi aprovado e, caso sim, feita a confirmação da data de início das aulas.
De acordo com Juliana, também serão recebidas inscrições encaminhadas pelo Polo de Empregabilidade Inclusiva, inaugurado na cidade em março deste ano. A instrutora contou que a última turma que realizou o curso do Minerva visitou o polo e, com a contribuição deste, uma aluna já conseguiu colocação em outra empresa.