Aconteceu no sábado, dia 18 de maio, o 1º Simpósio de Equinocultura promovido pelo curso de Medicina Veterinária do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos). O evento foi realizado de forma presencial com a participação de quatro palestrantes de Barretos e região especializados na área e que trabalham especificamente com equinos.
O Simpósio foi organizado pelos alunos que compõem a Associação Atlética Acadêmica de Medicina Veterinária do UNIFEB, além de estudantes colaboradores e dos professores Carolina Togneri de Souza, Ana Carolina Pedrosa, Osvaldo Machado da Silveira Neto, Eduardo Petrochi Neto e Ricardo Ferraz Britto Passos.
A programação foi iniciada às 7h30 da manhã com o credenciamento e recepção dos participantes. Após a abertura oficial foi ministrada a palestra “Descomplicando o exame de compra (VetCheck)”, com o médico veterinário especialista Rodrigo Levy Silva. Na sequência, após um coffee break, foi realizada a palestra “Abordagem Clínica do Sistema Cardiovascular Equino”, com o médico veterinário Me. Gabriel Vieira Ramos. Após o almoço, a palestra “Terapias manuais potencializando o desempenho de cavalos atletas” foi ministrada pela médica veterinária especialista Laureane de Biagi. Logo após mais um coffee break aconteceu a última palestra com o tema “Biotecnologias aplicadas à reprodução equina”, com o médico veterinário Lauro Henrique C. L. Teodoro.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária do UNIFEB, Prof. Me. Carolina Togneri de Souza, explica que o Simpósio de Equinocultura foi aberto a todos os alunos do UNIFEB, inclusive de outros cursos, assim como para outras universidades e faculdades da região. “Recebemos alunos das cidades de São José do Rio Preto (UNIRP), Ribeirão Preto (Moura Lacerda), Franca (UNIFRAN), além de profissionais médicos veterinários de Barretos e cidades vizinhas”, disse.
Para Carolina, o evento foi um sucesso, porque além de trazer palestrantes de alto nível técnico, também cumpriu com o objetivo de divulgar o conhecimento. “Não trouxemos apenas participantes que estudam e trabalham com equinos, mas também alunos de diferentes linhas de estudos como os de pequenos animais, entre outros”, ressaltou.
O Simpósio de Equinocultura foi de grande valia na divulgação de novas técnicas e conhecimentos para o engrandecimento dos alunos. “Este evento permitiu aos participantes receberem informações de alto nível demonstrando a grandeza da profissão e abriu portas de contatos atuais e futuros para os nossos alunos que se dedicam aos estudos na equinocultura”, enfatizou a coordenadora de Medicina Veterinária do UNIFEB.
Carolina ainda destaca a importância do trabalho em conjunto entre os alunos, coordenação e professores. “O empenho da comissão organizadora foi fundamental para o resultado espetacular do Simpósio, que marcou o Início de uma série de eventos que seguirão e, acima de tudo, a melhoria na formação dos nossos estudantes”, finalizou.