Os super-heróis e personagens infantis não estão presentes somente nos desenhos e filmes, mas também durante o tratamento do câncer infanto-juvenil na radioterapia do Hospital de Amor em Barretos.
Durante a realização das sessões de radioterapia é obrigatório o uso de máscara termoplástica para tratar os tumores de cabeça e pescoço, face ou sistema nervoso central. Pensando nisso, os profissionais adaptaram as máscaras para as crianças com temas diversos. Todo o processo de adaptação e confecção da máscara é realizado por profissionais da instituição, com o objetivo de diminuir a anestesia pediátrica.
O procedimento radioterápico utiliza de radiação ionizante localizada, sendo necessário o bom posicionamento e imobilização do paciente para que o tratamento seja executado na localização correta do tumor. Os profissionais do Hospital, de forma lúdica, chamam a atenção dos pacientes. “Falamos para as crianças que os aparelhos da radioterapia vão dar superpoderes igual aos dos superheróis”, comentou Rose Marta dos Santos Silva, dosimetrista do Hospital de Amor.
Como uma forma de encorajar crianças e adolescentes durante as sessões de radioterapia, os profissionais fazem a máscara conforme o personagem favorito da criança. Talita Louzado Vanzalli, enfermeira do Hospital de Amor, comenta que o projeto de máscaras com personagens existe há cinco anos e já vem colhendo frutos. “Cerca de 80% dos pacientes que realizam o procedimento não utilizam mais anestesias. Para os profissionais do HA isso tem uma grande importância no tratamento”, comentou.
No final do tratamento de radioterapia, as crianças podem levar as máscaras personalizadas para a casa, que são cortadas e ganham elásticos.