Lucia Parreira transborda amor em suas palavras!

Sabe aquela pessoa cheia de amor pela vida, pela profissão e pelas pessoas? Sim, essa é a profissional de Educação, Lúcia Parreira. Deleite-se com essa maravilhosa entrevista!

Interligado – Qual é a sua profissão?

LúciaPedagoga, professora universitária do Unifeb, mestre em Educação e doutora em Serviço Social.

Interligado – Conte-nos um pouco sobre sua vida profissional. Quais funções já desempenhou e ainda desempenha?

LúciaSou educadora por paixão e se tivesse que começar tudo de novo, recomeçaria quantas vezes fossem necessárias. Iniciei na década de 1990 como professora de período integral na EE “Raphael Brandão” e trabalhei com uma gestora, também apaixonada pela profissão, a profa. Jussara Siqueira, a quem devo muita honraria, pois ninguém se constitui sozinho, mas sim, na relação com o outro. Poucos anos depois passei no concurso público da Prefeitura Municipal de Barretos e fui trabalhar como coordenadora do Recriança no bairro São Francisco, espaço maravilhoso e de muita aprendizagem e que daria um livro as tantas passagens que tenho desse tempo. Fui percebendo que poderia contribuir um pouco mais com a nossa cidade e como era membro da Pastoral do Menor, coletivamente o grupo apoiou a minha candidatura ao Conselho Tutelar e lá fomos nós para novos desafios. Fui eleita e atuei de 1999 a 2002, período em que construímos um trabalho coletivo com todos os segmentos da cidade. Após o mandato retornei para o meu cargo efetivo na Prefeitura passando a atuar como coordenadora do Projeto Cavalgando para o Futuro, juntamente com o meu amigo Valmir Longue, onde tive mais aprendizagens, pois neste espaço desenvolvemos diversas atividades, chegamos a ter em todo o complexo uma circulação de quase 3 mil pessoas. Foi um trabalho lindo, que envolvia da criança da creche até o idoso, embora nunca me descuidando da formação acadêmica, pois sabia que era necessária para uma atuação qualificada junto ao exercício profissional. Com a conclusão do mestrado e a abertura do curso de Pedagogia do Unifeb, lá fui eu me aventurar em outros mares, agora na educação superior, onde prestei o processo seletivo e fui aprovada, iniciando com duas horas-aula e conciliando com 40 horas de coordenação no Projeto Cavalgando para o Futuro e os demais projetos de período integral da Secretaria Municipal de Educação. Em 2011 fui para o Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Secretaria Municipal de Educação atuar na formação dos profissionais dos projetos de período integral e gestoras da Educação Infantil, sendo recebida com muito respeito e carinho pela Waldecler Nabem.  Iniciei o curso de licenciatura em Educação Física, o doutorado e crescendo no Unifeb, veio a maior decisão profissional da minha história: decidir  ficar somente no Unifeb, pois sempre vivi o trabalho de corpo e alma, pois respiro e amo o que faço, sendo inteira em todos os espaços profissionais. Atualmente estou na coordenação dos cursos de Pedagogia e Serviço Social e na coordenação da área da Ciências da Vida. que reúne os cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Educação Física e Odontologia, além dos cursos que coordeno.

Interligado – É natural de onde? O que você acha de sua cidade?

LúciaSou natural de Barretos, amo minha cidade e na minha trajetória profissional sempre busquei contribuir com a melhoria da nossa cidade, pois vejo que ela tem tudo para ser a melhor cidade do interior.

Interligado – Você utiliza redes sociais? O que acha da internet em si, consegue ficar desconectado do celular?

Lúcia Acho formidável, pois conecta as pessoas de qualquer lugar do mundo, derruba as fronteiras, leva informação e conhecimento, embora acredito que nada substituirá a relação humana, pois é por meio dela que nos constituímos enquanto humanos.

Interligado – O que você vê na televisão (aberta ou fechada)?

Lúcia Netflix, assisto seriados, filmes, documentários. Amo cinema.

Interligado Estilo musical preferido?

LúciaMPB, Djavan, Simone, Chico Buarque, Ana Carolina, Bethânia, Zé Ramalho, esses são os meus favoritos.

Interligado – Você já fez algo inusitado? Conte-nos também uma gafe.

LúciaUma certa ocasião fui debater na Câmara Municipal de Barretos um tema sobre Educação Infantil e alguns amigos e profissionais da educação foram assistir e no término do evento me dirigi a minha amiga Andreza Lima de Almeida Marques e perguntei: vamos na Cachaçaria, mereço um “beijo na boca”? Ela  virou pra mim e disse: “eu te admiro e gosto muito de você, mas daí um “beijo na boca” não vai rolar”. Caí na gargalhada, pois “beijo na boca” era uma bebida maravilhosa que na época encontrávamos na Cachaçaria. Foi uma gafe muito grande, pois nesta época a profa. Andreza não conhecia a referida bebida.

Interligado – Referência de beleza? Gostaria de citar uma celebridade ou personalidade local?

LúciaMeus alunos, pois sempre os vejo como lindos, me refiro a eles como os mais lindos da instituição.

Interligado – Uma personalidade ou alguém que mereça ser lembrado por você nesta coluna?

LúciaDeus para alguns ou uma energia para outros, mas o importante é reconhecer que somos seres inacabados e em constante construção.

Interligado – Uma pessoa importante na sua vida?

LúciaMeus pais, eu vivi muito pouco com eles, pois os perdi com 21 anos, mas posso dizer que foi o suficiente para cravar dentro de mim valores imprescindíveis e necessários, tais como honestidade, sinceridade, amor ao próximo e para a minha vida.

Interligado – E o coração, como está?

LúciaSempre amando a vida, as pessoas e as oportunidades.

Interligado – Fora do trabalho gosta de fazer o que?

Lúcia Ir ao cinema, reunir com os amigos e familiares, andar de bicicleta.

Interligado – Comidas e bebidas preferidas?

LúciaUm bom churrasco com uma cervejinha geladinha e um bom papo, é o trio perfeito.

Interligado O que não pode faltar no carrinho do supermercado?

Lúcia Frutas, legumes e carnes, pois adoro cozinhar aos domingos para os meus familiares.

Interligado – Já realizou todos os seus sonhos ou falta alguma coisa?

LúciaAcredito que não, pois estamos sempre construindo, realizando e criando novos sonhos. Um deles iniciei há três anos, quando comecei o curso de Direito no Unifeb… Sonho que estava aguardando a oportunidade e quando apareceu não pensei duas vezes. Um dos sonhos para o futuro com o bacharelado em Direito é atender a comunidade do bairro São Francisco com orientações jurídicas e, segundo a minha amiga Andreza que é gestora de uma unidade escolar no bairro, a sala você já terá em nossa escola.

Interligado – Lúcia por Lúcia?

LúciaMe guio pelos ensinamentos deixados pelo meu pai e pelo amor que tenho pelos humanos, acreditando sempre que vale à pena investir no ser humano, sendo dessa forma que continuo atuando na arte de educar.