Em live transmitida no gabinete do prefeito da cidade vizinha de Colômbia, Julio César dos Santos (Tuta), juntamente com o prefeito do município mineiro de Planura, Tunico Botelho, além dos respectivos secretários de Saúde de Colômbia e Planura, Adileu Storti e André Parula, foram anunciadas novas medidas de proteção em relação à Covid-19 nas cidades. Em Colômbia as novas restrições já entraram em vigor nesta sexta-feira (21), às 20h, e seguem até o próximo dia 25.
De acordo com os prefeitos, o objetivo foi promover a união entre os municípios, que por mais que sejam de estados diferentes, são geograficamente próximos, e decidiram juntos tomar algumas medidas para que a nova variante do vírus seja contida na região.
No novo decreto da cidade de Colômbia foi determinado que supermercados, lanchonetes e restaurantes funcionem somente na modalidade delivery, até às 23h. Já as agências bancárias, lotéricas e unidades dos Correios deverão permanecer fechadas para atendimentos presenciais, estando autorizado apenas o trabalho interno e o funcionamento dos terminais de autoatendimento e caixas eletrônicos. Ficam proibidas as realizações de missas, cultos e cerimônias religiosas presenciais de qualquer natureza, inclusive para atendimentos individualizados, restando autorizado apenas as modalidades de transmissão virtual.
“Tenho certeza de que agora receberemos muitas críticas, sabemos da real situação da economia, nos preocupamos muito com os comerciantes, mas a situação em que nos deparamos é muito séria. Esta união será fundamental, porque a decisão de ambas as cidades tem um só propósito: salvar vidas. Estamos perdendo cidadãos de bem, trabalhadores, amigos, familiares e isso não pode mais acontecer. São decisões momentâneas, não temos leitos de UTI na região, e uma atitude precisava ser tomada”, comentou o prefeito Tuta.