O laudo emitido pelo DER – Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo à Prefeitura Municipal de Colômbia em relação à “Ponte Gumercindo Penteado” de responsabilidade do DNIT- Departamento de Infraestrutura de Transportes, unidade de Prata-MG, solicitado pela Defesa Civil do Estado SP, aponta algumas avarias irregularidades na estrutura da ponte, porém, com uma reforma de grande qualidade resolveria a questão momentaneamente, por outro lado, o documento orienta que, caso o nível da água alcance a estrutura, poderá aumentar os danos.
Outro laudo, dessa vez emitido pelo Departamento de Estradas e Rodagem – DER-SP, também apontou riscos na estrutura da ponte do Rio Grande. A vistoria técnica foi realizada no dia 27 de janeiro, pela equipe de estruturas da Diretoria de Engenharia do DER/SP. O relatório foi emitido em fevereiro e encaminhado para a Prefeitura Municipal de Colômbia no dia 7 de março.
Segundo o ofício encaminhado com o relatório, caso haja a interdição da ponte de responsabilidade do Governo Federal, será necessária uma extensa mobilização de desvio da SP-326, rodovia Brigadeiro Faria Lima.
Conforme os engenheiros, a pavimentação asfáltica apresenta trechos danificados sobre a plataforma e nas juntas de dilatação. Ainda conforme o documento os “guarda corpos”, estão em desacordo com as normas vigentes e apresentam trechos danificados, com sinais de impacto de veículos, com concreto quebrado e armaduras expostas. A estrutura apresenta trechos ausentes de guarda corpo entre a faixa de rolamento e o local usado para a travessia de pedestres, devido, acidentes no local. O laudo apontou que a ponte não possui barreira rígidas de proteção e que a sinalização está desgastada.
O engenheiro também destacou que os pilares apresentam desgaste por escoriações no concreto em trecho de variação do nível da água.
“Devido às patologias (estudo das alterações estruturais) detectadas durante a visita, sugerimos que providencias sejam tomadas para o desenvolvimento de programa específico para a intervenção em curto prazo na OAE (ponte)”, diz.
Também foi orientado no laudo, que caso o nível da água alcance a estrutura, ou caso seja detectado a evolução das irregularidades que coloquem em risco os usuários da via, que seja interditado o trafego imediatamente.
A ponte de 600 metros, inaugurada em 1954, e o nível de água estão sendo monitorados pelo órgão do governo e Defesa Civil de Colômbia.