Laboratório descarta dengue em cinco óbitos encaminhados por Barretos para análise

A Secretaria Municipal de Saúde de Barretos divulgou, nesta segunda-feira (31), o balanço mais recente dos casos de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Em 2025, até o momento, a cidade registrou 3.375 notificações, com 1.661 casos positivos para dengue. Para chikungunya, foram registradas 426 notificações e 24 casos positivos.

Em relação aos óbitos suspeitos, o Laboratório, responsável pela avaliação de exames, das amostras enviadas de Barretos, descartou 5 dos 8 casos suspeitos de morte por dengue. Entre os casos descartados, estão 5 pacientes que vieram a falecer, mas cujas causas não foram relacionadas à doença. Três seguem aguardando resultados, incluindo os de uma bebê de 1 ano, uma mulher de 56 anos e um homem de 58 anos.

Enquanto isso, a Prefeitura de Barretos continua com intensas ações de combate ao mosquito transmissor, com vistorias casa a casa e aplicação de inseticidas por meio de bombas costais e nebulização veicular. A população é orientada a continuar atenta e colaborar com as medidas preventivas para evitar o aumento dos casos da doença, eliminando locais que podem acumular água.

Em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele, a Secretaria de Saúde recomenda procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para diagnóstico e orientação.

Orientações gerais para combate ao mosquito Aedes aegypti:

Evitar o acúmulo de água em recipientes como pneus, garrafas, latas e caixas d’água.

Manter vasos de plantas, ralos e calhas sempre limpos e secos.

Cobrir bem a água armazenada para consumo humano e animal.

Lavar pelo menos duas vezes por semana com água e sabão a vasilha de água de cães e gatos.