A Estância Turística de Barretos passa a ter um dos Grupos de Trabalho (GT) criados pelo Governo de São Paulo para atuar junto ao Conselho Estadual da Juventude, empossado quarta-feira, 17, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes.
Para representar a sociedade civil, a indicada foi a estudante de Direito Stella Girardi, que já teve participação em grupos de jovens da diocese de Barretos. Vitor Santiago, presidente do Conselho Municipal da Juventude e coordenador da Casa da Juventude representa o poder público.
Este é um dos 63 grupos microrregionais que estão sendo criados pelo Estado para discutir políticas públicas para os jovens; foi anunciada também a criação de GTs em 15 macrorregiões.
A prefeita Paula Lemos destacou a participação barretense. “Com o empenho de nossa gestão junto ao Governo do Estado, conquistamos para a nossa cidade a primeira Casa da Juventude inaugurada no Estado e agora a Prefeitura mantém o espaço, proporcionando cada vez mais atividades voltadas à juventude. Com a criação desses grupos de trabalho já com a participação barretenses, agora nossos jovens estarão ainda mais inseridos para levar ao âmbito estadual discussões e possibilidades que forem identificando dentro de nossa cidade”, ressaltou.
Vitor celebrou a possibilidade de integrar o grupo. “Recebo com muita alegria este convite e a indicação para representar nossa cidade neste grupo de trabalho. Acredito que essas discussões serão um grande passo para a juventude”, enfatizou.
Stella destacou que a função da dupla será representar a microrregião de Barretos fazendo a ligação entre os conselhos municipal e estadual. “Isso para que os dois Conselhos tenham um trabalho harmonioso, para que não sejam ações individuais, para que todos estejam alinhados para conseguirmos agir rumo às melhores condições para a juventude”, enfatizou.
Na opinião da representante barretense, estar presente na posse do Conselho Estadual foi muito importante. “Principalmente por vermos que há muitas outras pessoas que lutam pelos mesmos motivos que nós aqui em Barretos, que estão preocupados com o nosso mundo, com a nossa política e ver que a política é para jovem sim. Havia muitas pessoas lá com as mesmas aspirações que nós temos. Acredito que o trabalho exercido por nós no GT também será muito importante, por sermos ouvidos também no âmbito estadual e podermos agir”, afirmou Stella.
Cerimônia na capital do Estado
O governador Tarcísio de Freitas conduziu a cerimônia de posse no Palácio dos Bandeirantes. “A nossa missão é criar oportunidades para que todos vocês façam a diferença nas vidas de outras pessoas. Por isso é tão importante dar força e peso ao Conselho Estadual da Juventude. Pensar na questão da juventude é pensar em um futuro melhor e com oportunidades para que o jovem de hoje seja o médico, o desembargador, o programador, o desenvolvedor de games, o atleta de amanhã”, afirmou.
A cerimônia também teve a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, dos secretários estaduais Fábio Prieto (Justiça e Cidadania) e Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais) e do coordenador da Juventude do Estado, Juliano Borges, além de outras autoridades estaduais e municipais, parlamentares e centenas de representantes da sociedade civil e comunidade escolar.
Conselho
Formada por 12 representantes do poder público e outros 12 da sociedade civil, a nova composição do conselho terá a missão de propor diretrizes para ações governamentais voltadas à promoção de políticas públicas para a juventude em todo o território paulista.
“As ações efetivas focadas na juventude são compromissos da nova gestão do Governo de São Paulo, sob o comando do governador Tarcísio de Freitas. Com a nova composição, damos um importante passo para a implantação de um plano estadual com foco na geração de empregos, qualificação profissional, projeto de vida, empreendedorismo, acesso à cultura, esporte e cidadania, entre outros eixos importantes para o futuro dos nossos jovens”, ressaltou o secretário Fábio Prieto.
Além dos novos membros titulares e suplentes, o Conselho Estadual da Juventude terá grupos de trabalho divididos em 11 eixos temáticos com a participação de diversos especialistas.
Os temas são divididos em aprendizagem e empregabilidade juvenil; saúde: equilíbrio mental, físico e social; família e projeto de vida; empreendedorismo; esporte e lazer; direitos humanos, diversidade, equidade e inclusão; voluntariado e associativismo juvenil; jovem rural, turismo e meio ambiente; tecnologia e inovação; cultura e economia criativa; e cooperativismo.
Outra novidade é a criação de grupos de trabalho das 15 macrorregiões e 63 microrregiões paulistas. Haverá ainda uma equipe institucional composta por gestores locais e conselheiros municipais e regionais.