O Jornalista e Escritor, Wilson Luiz Franco Britto, receberá o Título de Cidadão Benemérito da Estância Turística de Barretos no próximo dia 27 de setembro (quarta-feira), às 19h30, em Sessão Solene na Câmara.
A homenagem foi proposta pelo vereador Ricardo Bodinho (PP), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 18/2023 aprovado por todos os vereadores.
Autoridades locais, profissionais de imprensa, familiares, amigos e admiradores de Wilson Britto estão convidados a acompanhar a homenagem presencialmente na Câmara.
A solenidade terá transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 31.3, Facebook e Youtube, além de resumo no Instagram
O HOMENAGEADO
Wilson Luiz Franco Britto nasceu em Barretos/SP, tem 70 anos, é pai de Wilson Luiz Souto de Britto ( filho único do primeiro casamento) e atualmente casado com Paula Camila Alves Britto.
É jornalista, radialista e escritor aposentado desde 2018. Estudou Ciências Sociais e Inglês em instituições brasileiras e americanas, recebendo bolsas da Fundação Rotária e da Associação Interamericana de Imprensa (Prêmio Scripps Howard), fazendo os cursos de Inglês e História na Georgia Southern University (Statesboro, Georgia) e Jornalismo na Northern Illinois University (DeKalb, Illinois).Ganhou vários prêmios literários e escreveu o livro “Portas em Manual – Um vôo cujo destino é você!”.
Britto teve uma trajetória profissional de muitas conquistas, nas áreas pública e privada.
Trabalhou como colunista, cronista, repórter, editor e diretor nos jornais Cidade de Barretos, Correio de Barretos, Jornal de Barretos Regional e O Independente, bem como correspondente do caderno regional Folha Nordeste, da Folha de São Paulo, da EPTV Ribeirão e do jornal O Estado de São Paulo, além de autor-roteirista na TV Globo Ltda, em São Paulo. Também foi estagiário nos jornais New York Times, Chicago Tribune e Washington Post, nos Estados Unidos.
Escreveu centenas de reportagens divulgando Barretos e seus eventos, como, a Beer Fest, carnaval de rua e a Festa do Peão, nos maiores órgãos de imprensa do país, como Folha, Estadão e revistas como Veja, IstoÉ e outras.
Bastante atuante na comunidade barretense, Britto participou de diversas entidades locais, como a ACIB, o Rotary Club, a ABC (Academia Barretense de Cultural), a UNIART e o Comitê de Hotelaria e Turismo do SENAC. Desde 1977 é sócio efetivo da Associação Os Independentes, onde ocupou vários cargos, sendo Diretor de Planejamento e Comunicações por mais de 20 anos.
Atuou como Secretário Municipal em várias áreas. No Turismo, criou a Secretaria Municipal de Turismo e o Plano Municipal de Turismo, para a qual foi nomeado o primeiro secretário. Ele também idealizou e executou um programa de treinamento de marketing turístico para 2 mil pessoas/ano, além de fundar a União das Escolas de Samba de Barretos e organizar o 1º Barretos International Rodeo. Por seu trabalho, recebeu o Prêmio Desbravador do Turismo e o Troféu Incentivador do Turismo.
Como Secretário de Planejamento, coordenou a elaboração do Plano Diretor Participativo do Município de Barretos. Foi ainda Secretário Municipal de Esportes e Diretor Presidente do Instituto de Previdência Municipal.
Uma curiosidade. Em 1977, foi o representante de Barretos no programa Cidade contra Cidade, apresentado por Silvio Santos, na antiga TV Tupi, onde conseguiram a doação de seis ambulâncias para a Santa Casa de Misericórdia de Barretos.