Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, o UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) realizou a Jornada de Medicina Veterinária, um evento inédito voltado para a orientação dos alunos sobre as diversas possibilidades de atuação na área. Idealizada a partir da demanda dos próprios estudantes, a jornada teve como foco apresentar as áreas mais promissoras do mercado veterinário.
De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária do UNIFEB, Profa. Ma. Ana Carolina Pedrosa, o evento surgiu da necessidade dos alunos de compreenderem melhor as opções de carreira. “Por ter um campo de atuação muito vasto, decidimos trazer as áreas de atuação mais promissoras na atualidade. O ponto alto é demonstrar aos alunos que existem muitas áreas em que o médico veterinário pode e deve atuar e direcionar para onde podem seguir na carreira após a formação”, destacou.
Durante os cinco dias de evento, foram realizadas palestras com especialistas de diferentes segmentos da medicina veterinária, abordando desde a carreira acadêmica até a atuação no setor comercial e público. “Considero que a faculdade tem como dever não somente transferir conhecimento técnico aos nossos alunos. Mas, também é necessário oferecer direcionamento de carreira para os alunos”, pontuou a professora Ana Carolina.
A programação contou com palestras diárias sobre diversos temas. No horário das 19h, as palestras foram: na segunda-feira, “Atuação do Médico Veterinário nos Eventos de Concentração Animal”; na terça-feira, “O Médico Veterinário na Área Comercial: Oportunidades e Desafios”; na quarta-feira, “Atuação do Médico Veterinário na área de Pesquisa e Desenvolvimento dentro de um Frigorífico”; na quinta-feira, “Pesquisa na Medicina Veterinária: Como Construir uma Carreira Nacional e Internacional”; e na sexta-feira, “Por Dentro da Fiscalização Sanitária: A Atuação do Médico Veterinário”. No horário das 20h30, foram abordados os seguintes temas: na segunda-feira, “Carreira e Residência na Medicina de Grandes Animais”; na terça-feira, “Serviço Público e Medicina Veterinária: Como Atuar e se Destacar na Área”; na quarta-feira, “Bem Estar Felino: Os Cinco Pilares Para Uma Vida Feliz”; na quinta-feira, “Emergência e Terapia Intensiva em Medicina Veterinária: Perspectivas e Inovações”; e na sexta-feira, “Inovação e Excelência na Formação Veterinária: O Papel do Ensino e da Pesquisa Acadêmica”.
