A prefeitura da Estância Turística de Barretos aumentou em 67% o investimento mensal com a Atividade Delegada, desde a implantação do serviço na cidade em abril de 2021. O aditamento no convênio, firmado com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, tendo como executora a Polícia Militar, permitiu a ampliação do patrulhamento urbano e rural.
“A implantação da Atividade Delegada era um compromisso no nosso Plano de Governo, que tive a felicidade de cumprir em menos de 100 dias. E, provando que esta gestão se preocupa com a segurança da nossa população, conseguimos aumentar em pouco mais de um ano o investimento na atividade e a ampliação da frota e do efetivo. Com muita fé e responsabilidade vamos trabalhar para deixar nossa cidade cada dia mais segura”, afirmou a prefeita Paula Lemos.
O aumento foi possível após a sanção da Lei nº 6.268 de 26 de abril de 2022, que alterou a despesa mensal total do município para até 4.500 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESP) para o pagamento da Gratificação por Desempenho de Atividade Delegada. Antes, o valor máximo era de 3.015 UFESP. Com a alteração foi possível implantar o patrulhamento da Zona Rural, com mais duas viaturas adquiridas por meio do convênio AgroSP +Seguro.
Inicialmente eram utilizadas quatro viaturas, com dois Policiais Militares em cada uma delas, para atender as demandas da zona urbana e rural. Atualmente, são seis viaturas da Atividade Delegada em operação, com 12 PMs em patrulhamento diário. A jornada de trabalho dos policiais é de oito horas diárias.
ATIVIDADE DELEGADA
A Atividade delegada foi autorizada em Barretos, por meio da Lei Ordinária nº 4.578, em 12 de setembro de 2011 e alterações subsequentes, mas foi implantada somente no ano passado, através do Convênio nº GSSP-030/21, celebrado com a Secretaria Estadual de Segurança Pública. O convênio permite que policiais militares desempenhem suas funções em dias de folga, aumentando o efetivo nas ruas e levando mais segurança a população.