Trabalho intersetorial busca proporcionar espaços de escuta qualificada e de diálogo para adolescentes nas escolas do Ensino Fundamental II
O Núcleo Intersetorial do Programa “Eu Posso Te Ouvir” realizou na quinta-feira, 12 de dezembro, um encontro para a apresentação de uma proposta que visa garantir a continuidade do projeto nas escolas de Ensino Fundamental II do município. A minuta foi apresentada à equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Barretos que levará a demanda à equipe de transição do novo governo.
O evento ocorreu no salão da SME, reunindo também profissionais da rede pública de saúde e assistência social, pesquisadores do LEPES-USP e educadores, com o objetivo de debater e consolidar estratégias que promovam o cuidado socioemocional dos alunos.
“O cuidado com os adolescentes ultrapassa os muros da escola. Por isso, este programa é tão importante. Ele promove uma rede de suporte efetiva para que nossos jovens possam se desenvolver de forma saudável e plena”, afirmou a secretária municipal de Educação, Jessica Maria dos Santos.
Durante o encontro, foram apresentados dados preliminares sobre o impacto do programa, que demonstraram sua relevância para a redução de fatores de risco social e para a promoção de um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo. Os pesquisadores do LEPES-USP destacaram o papel do matriciamento intersetorial como um diferencial do “Eu Posso Te Ouvir”, apontando a importância de políticas públicas que integrem múltiplos setores para o fortalecimento do cuidado socioemocional.
O Programa “Eu Posso Te Ouvir” é promovido por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES), da Universidade de São Paulo.
Pilares fundamentais do programa
A proposta busca institucionalizar o programa, garantindo recursos e estratégias de formação continuada para os profissionais envolvidos. Na minuta apresentada, ganham ênfase os três pilares fundamentais do programa:
1. Escuta Ativa: Proporcionar espaços de acolhimento e diálogo que atendam às demandas socioemocionais dos adolescentes, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade ou risco social.
2. Oficinas Socioemocionais: Desenvolver atividades que estimulem competências como empatia, resiliência, manejo das emoções e resolução de conflitos, fortalecendo o bem-estar emocional e a convivência saudável na comunidade escolar.
3. Matriciamento Intersetorial: Promover a articulação entre educação, saúde e assistência social para qualificar o atendimento às necessidades dos estudantes, garantindo um suporte integral.
O evento foi encerrado com uma plenária aberta para sugestões e aprimoramentos, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Barretos com o bem-estar socioemocional dos estudantes do Ensino Fundamental II e o fortalecimento do programa “Eu Posso Te Ouvir”.
Foto: Divulgação